ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3050 |
Resumo: | O presente artigo propõe-se a discutir a qualidade do ar no Brasil e a importância da Educação Ambiental, enfocando a cidadania e contribuindo para que tod@2s tenhamos direito a um ambiente saudável, despoluído. A premissa deste artigo é afirmar que os problemas ambientais são subsídios à prática da cidadania. Cabendo neste artigo, também, a discussão quanto ao acesso à informação, como direto do cidadão e conseqüente prática da cidadania, juntamente com a construção e fortalecimento de uma sociedade democrática e ambientalmente justa, reinterpretando os ideais 'liberdade, igualdade e solidariedade' da Revolução Francesa. Permeia, durante todo o artigo, a concepção de que a Educação Ambiental é um importante componente neste processo, na busca da sustentabilidade ambiental. |
id |
FURG-9_44367f26d8059432000d0cca0bb309a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3050 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AReducação ambientalpoluição do arcidadaniaqualidade do ar.O presente artigo propõe-se a discutir a qualidade do ar no Brasil e a importância da Educação Ambiental, enfocando a cidadania e contribuindo para que tod@2s tenhamos direito a um ambiente saudável, despoluído. A premissa deste artigo é afirmar que os problemas ambientais são subsídios à prática da cidadania. Cabendo neste artigo, também, a discussão quanto ao acesso à informação, como direto do cidadão e conseqüente prática da cidadania, juntamente com a construção e fortalecimento de uma sociedade democrática e ambientalmente justa, reinterpretando os ideais 'liberdade, igualdade e solidariedade' da Revolução Francesa. Permeia, durante todo o artigo, a concepção de que a Educação Ambiental é um importante componente neste processo, na busca da sustentabilidade ambiental.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/305010.14295/remea.v21i0.3050REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3050/1731Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Michelle Rodrigues2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3050Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
title |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
spellingShingle |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR Nóbrega, Michelle Rodrigues educação ambiental poluição do ar cidadania qualidade do ar. |
title_short |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
title_full |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
title_fullStr |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
title_full_unstemmed |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
title_sort |
ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR |
author |
Nóbrega, Michelle Rodrigues |
author_facet |
Nóbrega, Michelle Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Michelle Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental poluição do ar cidadania qualidade do ar. |
topic |
educação ambiental poluição do ar cidadania qualidade do ar. |
description |
O presente artigo propõe-se a discutir a qualidade do ar no Brasil e a importância da Educação Ambiental, enfocando a cidadania e contribuindo para que tod@2s tenhamos direito a um ambiente saudável, despoluído. A premissa deste artigo é afirmar que os problemas ambientais são subsídios à prática da cidadania. Cabendo neste artigo, também, a discussão quanto ao acesso à informação, como direto do cidadão e conseqüente prática da cidadania, juntamente com a construção e fortalecimento de uma sociedade democrática e ambientalmente justa, reinterpretando os ideais 'liberdade, igualdade e solidariedade' da Revolução Francesa. Permeia, durante todo o artigo, a concepção de que a Educação Ambiental é um importante componente neste processo, na busca da sustentabilidade ambiental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3050 10.14295/remea.v21i0.3050 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3050 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3050/1731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782405464064 |