SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peinado, simone do Valle
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Recena, Maria Celina Piazza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação.
id FURG-9_452872dd5fd12f4d10e59f3a8a3ead98
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3242
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULAEducação AmbientalSéries IniciaisPantanal.Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324210.14295/remea.v27i0.3242REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242/1929Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeinado, simone do ValleRecena, Maria Celina Piazza2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3242Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
title SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
spellingShingle SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Peinado, simone do Valle
Educação Ambiental
Séries Iniciais
Pantanal.
title_short SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
title_full SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
title_fullStr SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
title_sort SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
author Peinado, simone do Valle
author_facet Peinado, simone do Valle
Recena, Maria Celina Piazza
author_role author
author2 Recena, Maria Celina Piazza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peinado, simone do Valle
Recena, Maria Celina Piazza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Séries Iniciais
Pantanal.
topic Educação Ambiental
Séries Iniciais
Pantanal.
description Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242
10.14295/remea.v27i0.3242
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242/1929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782909829120