SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242 |
Resumo: | Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação. |
id |
FURG-9_452872dd5fd12f4d10e59f3a8a3ead98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3242 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULAEducação AmbientalSéries IniciaisPantanal.Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação.Lepidus2013-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/324210.14295/remea.v27i0.3242REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242/1929Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeinado, simone do ValleRecena, Maria Celina Piazza2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3242Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
title |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA Peinado, simone do Valle Educação Ambiental Séries Iniciais Pantanal. |
title_short |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
title_full |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
title_sort |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
author |
Peinado, simone do Valle |
author_facet |
Peinado, simone do Valle Recena, Maria Celina Piazza |
author_role |
author |
author2 |
Recena, Maria Celina Piazza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peinado, simone do Valle Recena, Maria Celina Piazza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Séries Iniciais Pantanal. |
topic |
Educação Ambiental Séries Iniciais Pantanal. |
description |
Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242 10.14295/remea.v27i0.3242 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3242/1929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782909829120 |