Os centros de educação ambiental: reflexão sobre as diretrizes para a sua implantação e funcionamentoThe centers of environmental education: reflection on the guidelines for their implementation and functioningLos centros de educación ambiental: reflexión sobre las directrices para su implantación y funcionamiento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filheiro, Mônica Cristine Junqueira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Garcia, Patricia Helena Mirandola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8253
Resumo: O presente artigo, busca uma reflexão sobre a presença da Educação Ambiental nas Recomendações publicadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente que divulga as diretrizes para a sua implantação e funcionamento. Tendo como referenciais norteadores: Freire, Silva, Tamaio, Carvalho, Loureiro, Guimarães e Trivelato. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise documental e optou-se pela abordagem qualitativa, com a análise do conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que o documento nos leva a uma Educação Ambiental crítica, voltada para o aspecto socioambiental, respeitando a complexidade da problemática ambiental. O grande desafio dos CEAs é utilizar os recursos disponíveis para alavancar a EA, saindo do conservadorismo para uma leitura de mundo mais complexa. A apropriação de conhecimentos referentes às causas ambientais necessita estar inserida no contexto crítico, para assim mudarmos a realidade socioambiental em que nos encontramos. This article seeks to reflect on the presence of Environmental Education in the Recommendations published by the National Environmental Council, which publishes the guidelines for its implementation and operation. Having as guiding reference points: Freire, Silva, Tamaio, Carvalho, Loureiro, Guimarães and Trivelato. For data collection, we used documentary analysis and opted for the qualitative approach, with the analysis of the content proposed by Bardin. It was observed that the document leads us to a Critical Environmental Education, focused on the socio-environmental aspect, respecting the complexity of the environmental problem. The great challenge of CEAs is to use the resources available to leverage EA, moving from conservatism to a more complex world-read. The appropriation of knowledge regarding environmental causes needs to be inserted in the critical context, in order to change the socio-environmental reality in which we find ourselves. El presente artículo, busca una reflexión sobre la presencia de la Educación Ambiental en las Recomendaciones publicadas por el Consejo Nacional del Medio Ambiente que divulga las directrices para su implantación y funcionamiento. Y en el caso de las mujeres, Para la recolección de datos, se utilizó el análisis documental y se optó por el abordaje cualitativo, con el análisis del contenido propuesto por Bardin. Se observó que el documento nos lleva a una Educación Ambiental crítica, orientada hacia el aspecto socioambiental, respetando la complejidad de la problemática ambiental. El gran desafío de los CEA es utilizar los recursos disponibles para aprovechar la EA, saliendo del conservadurismo para una lectura de mundo más compleja. La apropiación de conocimientos referentes a las causas ambientales necesita estar inserta en el contexto crítico, para así cambiar la realidad socioambiental en que nos encontramos.
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