Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendruscolo, Giovana Secretti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Confortin, Ana Cristina, Manica, Kaline, Aresi, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes.
id FURG-9_4f05d92eaa69167d37ce9331bcc99ce2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3865
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schoolsmeio ambienteeducação ambientalescolas públicasO objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes.Lepidus2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/386510.14295/remea.v30i2.3865REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 49 - 631517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865/2455Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVendruscolo, Giovana SecrettiConfortin, Ana CristinaManica, KalineAresi, Daniela2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3865Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
title Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
spellingShingle Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
Vendruscolo, Giovana Secretti
meio ambiente
educação ambiental
escolas públicas
title_short Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
title_full Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
title_fullStr Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
title_full_unstemmed Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
title_sort Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
author Vendruscolo, Giovana Secretti
author_facet Vendruscolo, Giovana Secretti
Confortin, Ana Cristina
Manica, Kaline
Aresi, Daniela
author_role author
author2 Confortin, Ana Cristina
Manica, Kaline
Aresi, Daniela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendruscolo, Giovana Secretti
Confortin, Ana Cristina
Manica, Kaline
Aresi, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente
educação ambiental
escolas públicas
topic meio ambiente
educação ambiental
escolas públicas
description O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865
10.14295/remea.v30i2.3865
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865/2455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 49 - 63
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783923802112