Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes. |
id |
FURG-9_4f05d92eaa69167d37ce9331bcc99ce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3865 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schoolsmeio ambienteeducação ambientalescolas públicasO objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes.Lepidus2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/386510.14295/remea.v30i2.3865REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 49 - 631517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865/2455Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVendruscolo, Giovana SecrettiConfortin, Ana CristinaManica, KalineAresi, Daniela2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3865Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
title |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
spellingShingle |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools Vendruscolo, Giovana Secretti meio ambiente educação ambiental escolas públicas |
title_short |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
title_full |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
title_fullStr |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
title_full_unstemmed |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
title_sort |
Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas Teachers' environmental education conception and practice in public schools |
author |
Vendruscolo, Giovana Secretti |
author_facet |
Vendruscolo, Giovana Secretti Confortin, Ana Cristina Manica, Kaline Aresi, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Confortin, Ana Cristina Manica, Kaline Aresi, Daniela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendruscolo, Giovana Secretti Confortin, Ana Cristina Manica, Kaline Aresi, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meio ambiente educação ambiental escolas públicas |
topic |
meio ambiente educação ambiental escolas públicas |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865 10.14295/remea.v30i2.3865 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3865/2455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 49 - 63 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783923802112 |