Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitanga, Ângelo Francklin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira, Araujo, Maria Inêz Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692
Resumo: Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos.
id FURG-9_5092770fcdedcf10f3f85d9f52231fed
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6692
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação AmbientalEducação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores.Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos.Lepidus2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/669210.14295/remea.v34i1.6692REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 270-2891517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692/4468Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPitanga, Ângelo FrancklinNepomuceno, Aline Lima de OliveiraAraujo, Maria Inêz Oliveira2018-03-19T18:23:50Zoai:periodicos.furg.br:article/6692Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-19T18:23:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
title Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
spellingShingle Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
Pitanga, Ângelo Francklin
Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores.
title_short Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
title_full Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
title_fullStr Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
title_full_unstemmed Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
title_sort Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
author Pitanga, Ângelo Francklin
author_facet Pitanga, Ângelo Francklin
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
author_role author
author2 Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitanga, Ângelo Francklin
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores.
topic Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores.
description Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692
10.14295/remea.v34i1.6692
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i1.6692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692/4468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 270-289
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785514491904