Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692 |
Resumo: | Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos. |
id |
FURG-9_5092770fcdedcf10f3f85d9f52231fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6692 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação AmbientalEducação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores.Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos.Lepidus2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/669210.14295/remea.v34i1.6692REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 270-2891517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692/4468Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPitanga, Ângelo FrancklinNepomuceno, Aline Lima de OliveiraAraujo, Maria Inêz Oliveira2018-03-19T18:23:50Zoai:periodicos.furg.br:article/6692Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-19T18:23:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
title |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
spellingShingle |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental Pitanga, Ângelo Francklin Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores. |
title_short |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
title_full |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
title_fullStr |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
title_sort |
Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental |
author |
Pitanga, Ângelo Francklin |
author_facet |
Pitanga, Ângelo Francklin Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira Araujo, Maria Inêz Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira Araujo, Maria Inêz Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitanga, Ângelo Francklin Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira Araujo, Maria Inêz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores. |
topic |
Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores. |
description |
Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692 10.14295/remea.v34i1.6692 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v34i1.6692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692/4468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 270-289 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785514491904 |