A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233 |
Resumo: | O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo. |
id |
UFSP_ecc17674147ad41f5cd5db917e12cdec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/51233 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino FundamentalThe importance of teacher education for inclusion of environmental education in public schools of elementary educationEducação AmbientalFormação de ProfessoresPráticas PedagógicasFormação docenteEnsino FundamentalO presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo.Universidade Federal de São PauloBraga, Adriana Regina [UNIFESP]http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763974H3Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]2019-07-29T19:25:17Z2019-07-29T19:25:17Z2019-06-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T23:40:05Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/51233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T23:40:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental The importance of teacher education for inclusion of environmental education in public schools of elementary education |
title |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP] Educação Ambiental Formação de Professores Práticas Pedagógicas Formação docente Ensino Fundamental |
title_short |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental |
title_full |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental |
title_sort |
A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental |
author |
Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP] |
author_facet |
Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Adriana Regina [UNIFESP] http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763974H3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Formação de Professores Práticas Pedagógicas Formação docente Ensino Fundamental |
topic |
Educação Ambiental Formação de Professores Práticas Pedagógicas Formação docente Ensino Fundamental |
description |
O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29T19:25:17Z 2019-07-29T19:25:17Z 2019-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268290128674816 |