A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233
Resumo: O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo.
id UFSP_ecc17674147ad41f5cd5db917e12cdec
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/51233
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino FundamentalThe importance of teacher education for inclusion of environmental education in public schools of elementary educationEducação AmbientalFormação de ProfessoresPráticas PedagógicasFormação docenteEnsino FundamentalO presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo.Universidade Federal de São PauloBraga, Adriana Regina [UNIFESP]http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763974H3Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]2019-07-29T19:25:17Z2019-07-29T19:25:17Z2019-06-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T23:40:05Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/51233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T23:40:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
The importance of teacher education for inclusion of environmental education in public schools of elementary education
title A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
spellingShingle A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]
Educação Ambiental
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Formação docente
Ensino Fundamental
title_short A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
title_full A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
title_fullStr A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
title_sort A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental
author Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]
author_facet Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Adriana Regina [UNIFESP]
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763974H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Formação docente
Ensino Fundamental
topic Educação Ambiental
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Formação docente
Ensino Fundamental
description O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29T19:25:17Z
2019-07-29T19:25:17Z
2019-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268290128674816