PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Juliana Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Jobson Martins da, Castro, Carla Soraia Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.
id FURG-9_53d465aca36d69c0a54144ae0b215de4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3890
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RNEducação AmbientalPercepção AmbientalPreservação de Tartarugas Marinhas.O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.Lepidus2013-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/389010.14295/remea.v24i0.3890REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890/2320Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrazão, Juliana OliveiraSilva, Jobson Martins daCastro, Carla Soraia Soares de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3890Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
Frazão, Juliana Oliveira
Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Preservação de Tartarugas Marinhas.
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
author Frazão, Juliana Oliveira
author_facet Frazão, Juliana Oliveira
Silva, Jobson Martins da
Castro, Carla Soraia Soares de
author_role author
author2 Silva, Jobson Martins da
Castro, Carla Soraia Soares de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frazão, Juliana Oliveira
Silva, Jobson Martins da
Castro, Carla Soraia Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Preservação de Tartarugas Marinhas.
topic Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Preservação de Tartarugas Marinhas.
description O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890
10.14295/remea.v24i0.3890
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890/2320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783938482176