PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula. |
id |
FURG-9_53d465aca36d69c0a54144ae0b215de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3890 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RNEducação AmbientalPercepção AmbientalPreservação de Tartarugas Marinhas.O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.Lepidus2013-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/389010.14295/remea.v24i0.3890REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890/2320Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrazão, Juliana OliveiraSilva, Jobson Martins daCastro, Carla Soraia Soares de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3890Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
title |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN Frazão, Juliana Oliveira Educação Ambiental Percepção Ambiental Preservação de Tartarugas Marinhas. |
title_short |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
title_full |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
title_sort |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN |
author |
Frazão, Juliana Oliveira |
author_facet |
Frazão, Juliana Oliveira Silva, Jobson Martins da Castro, Carla Soraia Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jobson Martins da Castro, Carla Soraia Soares de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frazão, Juliana Oliveira Silva, Jobson Martins da Castro, Carla Soraia Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Percepção Ambiental Preservação de Tartarugas Marinhas. |
topic |
Educação Ambiental Percepção Ambiental Preservação de Tartarugas Marinhas. |
description |
O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890 10.14295/remea.v24i0.3890 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890/2320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783938482176 |