Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869 |
Resumo: | O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza. |
id |
FURG-9_53fa43469a9b01eaf52f17612c3a1457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8869 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformaçãoComplexidadeMeio Ambiente e EducaçãoSubjetividade.O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/886910.14295/remea.v36i2.8869REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 26-431517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869/5911Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Yasmin LeonSaheb, Daniele2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8869Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
title |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
spellingShingle |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação Gomes, Yasmin Leon Complexidade Meio Ambiente e Educação Subjetividade. |
title_short |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
title_full |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
title_fullStr |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
title_full_unstemmed |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
title_sort |
Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação |
author |
Gomes, Yasmin Leon |
author_facet |
Gomes, Yasmin Leon Saheb, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Saheb, Daniele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Yasmin Leon Saheb, Daniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade Meio Ambiente e Educação Subjetividade. |
topic |
Complexidade Meio Ambiente e Educação Subjetividade. |
description |
O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869 10.14295/remea.v36i2.8869 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.8869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869/5911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 26-43 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786727694336 |