Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Yasmin Leon
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saheb, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869
Resumo: O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza.
id FURG-9_53fa43469a9b01eaf52f17612c3a1457
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8869
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformaçãoComplexidadeMeio Ambiente e EducaçãoSubjetividade.O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/886910.14295/remea.v36i2.8869REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 26-431517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869/5911Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Yasmin LeonSaheb, Daniele2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8869Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
title Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
spellingShingle Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
Gomes, Yasmin Leon
Complexidade
Meio Ambiente e Educação
Subjetividade.
title_short Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
title_full Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
title_fullStr Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
title_full_unstemmed Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
title_sort Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
author Gomes, Yasmin Leon
author_facet Gomes, Yasmin Leon
Saheb, Daniele
author_role author
author2 Saheb, Daniele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Yasmin Leon
Saheb, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Meio Ambiente e Educação
Subjetividade.
topic Complexidade
Meio Ambiente e Educação
Subjetividade.
description O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869
10.14295/remea.v36i2.8869
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.8869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8869/5911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 26-43
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786727694336