A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Rosangela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jotz, Claudia Beatriz, Seminotti, Nedio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170
Resumo: O objetivo geral deste estudo foicompreender,sob a ótica sistêmica complexa, como a reflexão em grupo da prática docentepode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e saúde. Utilizou-seo estudo de caso de um grupo operativo, realizado em uma escola estadual dacidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, tendo como referencialteórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo (MORIN, 2002, 2003, 2005,2006, 2007, 2008). Como resultados percebemos que a reflexão propiciou umaauto-eco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suasproduções de subjetividade, indicando ser esta uma estratégia que produz saúdee satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticasdiárias.
id UFMG-5_54228cd46bab0b0e51f3dc119dfc7b16
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21170
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docenteProdução de subjetividadeComplexidadePrática docenteGrupo sistêmico complexoO objetivo geral deste estudo foicompreender,sob a ótica sistêmica complexa, como a reflexão em grupo da prática docentepode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e saúde. Utilizou-seo estudo de caso de um grupo operativo, realizado em uma escola estadual dacidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, tendo como referencialteórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo (MORIN, 2002, 2003, 2005,2006, 2007, 2008). Como resultados percebemos que a reflexão propiciou umaauto-eco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suasproduções de subjetividade, indicando ser esta uma estratégia que produz saúdee satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticasdiárias.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170/17082https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170/17083Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, RosangelaJotz, Claudia BeatrizSeminotti, Nedio2023-05-29T15:55:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21170Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:55:10Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
title A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
spellingShingle A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
Fritsch, Rosangela
Produção de subjetividade
Complexidade
Prática docente
Grupo sistêmico complexo
title_short A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
title_full A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
title_fullStr A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
title_full_unstemmed A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
title_sort A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
author Fritsch, Rosangela
author_facet Fritsch, Rosangela
Jotz, Claudia Beatriz
Seminotti, Nedio
author_role author
author2 Jotz, Claudia Beatriz
Seminotti, Nedio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
Jotz, Claudia Beatriz
Seminotti, Nedio
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de subjetividade
Complexidade
Prática docente
Grupo sistêmico complexo
topic Produção de subjetividade
Complexidade
Prática docente
Grupo sistêmico complexo
description O objetivo geral deste estudo foicompreender,sob a ótica sistêmica complexa, como a reflexão em grupo da prática docentepode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e saúde. Utilizou-seo estudo de caso de um grupo operativo, realizado em uma escola estadual dacidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, tendo como referencialteórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo (MORIN, 2002, 2003, 2005,2006, 2007, 2008). Como resultados percebemos que a reflexão propiciou umaauto-eco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suasproduções de subjetividade, indicando ser esta uma estratégia que produz saúdee satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticasdiárias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170/17082
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170/17083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121319395328