DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3090 |
Resumo: | O foco deste trabalho é o estudo de caso realizado a partir de um processo judicial relativo aos danos ambientais causados pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos (rio Tietê, SP). O estudo foi centrado nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a orientação metodológica baseou-se na interpretação hermenêutica e na análise da argumentação, entendidas como adequadas para interpretar os discursos jurídicos que compõem o caso judicial. A partir da análise desse processo, foi possível reconhecer uma complexa teia de discursos construída pela inter-relação entre representantes do setor tecnológico, da sociedade civil, da comunidade científica e do poder judiciário. Essa análise gerou uma reflexão sobre o potencial educativo desse debate judicial, a qual pode contribuir para uma visão integradora entre a perspectiva CTSA e a Educação Ambiental (EA). |
id |
FURG-9_57e0d7eae12f1f54326c5b69b481283e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3090 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAISrelações CTSAcaso judicialeducação ambiental.O foco deste trabalho é o estudo de caso realizado a partir de um processo judicial relativo aos danos ambientais causados pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos (rio Tietê, SP). O estudo foi centrado nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a orientação metodológica baseou-se na interpretação hermenêutica e na análise da argumentação, entendidas como adequadas para interpretar os discursos jurídicos que compõem o caso judicial. A partir da análise desse processo, foi possível reconhecer uma complexa teia de discursos construída pela inter-relação entre representantes do setor tecnológico, da sociedade civil, da comunidade científica e do poder judiciário. Essa análise gerou uma reflexão sobre o potencial educativo desse debate judicial, a qual pode contribuir para uma visão integradora entre a perspectiva CTSA e a Educação Ambiental (EA).Lepidus2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/309010.14295/remea.v17i0.3090REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3090/1762Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Carmen Roselaine de OliveiraCarvalho, Washington Luiz Pacheco de2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3090Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
title |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
spellingShingle |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS Farias, Carmen Roselaine de Oliveira relações CTSA caso judicial educação ambiental. |
title_short |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
title_full |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
title_fullStr |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
title_full_unstemmed |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
title_sort |
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS |
author |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira |
author_facet |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Carvalho, Washington Luiz Pacheco de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Carvalho, Washington Luiz Pacheco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações CTSA caso judicial educação ambiental. |
topic |
relações CTSA caso judicial educação ambiental. |
description |
O foco deste trabalho é o estudo de caso realizado a partir de um processo judicial relativo aos danos ambientais causados pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos (rio Tietê, SP). O estudo foi centrado nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a orientação metodológica baseou-se na interpretação hermenêutica e na análise da argumentação, entendidas como adequadas para interpretar os discursos jurídicos que compõem o caso judicial. A partir da análise desse processo, foi possível reconhecer uma complexa teia de discursos construída pela inter-relação entre representantes do setor tecnológico, da sociedade civil, da comunidade científica e do poder judiciário. Essa análise gerou uma reflexão sobre o potencial educativo desse debate judicial, a qual pode contribuir para uma visão integradora entre a perspectiva CTSA e a Educação Ambiental (EA). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3090 10.14295/remea.v17i0.3090 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3090 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v17i0.3090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3090/1762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782441115648 |