Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreira, Sofia Alexandra Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7643
Resumo: Orientado por Delmina Maria Pires
id RCAP_b68535d827d3069db89752db0304f976
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básicoPerspectiva CTSALiteracia científicaOrientado por Delmina Maria PiresNuma sociedade cada vez mais marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, a Educação Científica torna-se uma necessidade para todos, sugerindo a importância da Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Este desenvolvimento científico-tecnológico exige cidadãos com uma educação em diversas áreas, aptos a demonstrar agilidade, capacidade de comunicação e de aprendizagem ao longo da vida. Neste sentido é cada vez mais importante contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e críticos para participarem activamente na vida em Sociedade, para que consigam acompanhar o tal desenvolvimento científico-tecnológico. Assim, do ponto de vista Educacional a perspectiva CTSA é considerada uma das linhas inovadoras e orientadoras do Ensino das Ciências, estando preconizada nos programas, manuais escolares e Orientações Curriculares, para alcançar os objectivos referidos, fazendo com que os alunos estejam motivados para o estudo das Ciências, uma vez que os envolve, directamente, no processo ensino/aprendizagem e porque parte de questões do quotidiano a que se procura dar resposta. Esta investigação pretendeu, recorrendo a um questionário como instrumento de recolha de dados, averiguar as concepções e práticas dos professores de Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico, do Distrito de Bragança, em relação à perspectiva CTSA no Ensino das Ciências. As respostas dadas ao questionário foram analisadas, atendendo ao seu formato. Assim, para as respostas às questões de formato aberto foi efectuada uma análise de conteúdo e as respostas às questões de formato fechado foram analisadas recorrendo ao programa EXCEL. Os resultados obtidos permitiram concluir que a maioria dos professores inquiridos consideram a perspectiva CTSA importante, embora não justifiquem o porquê da sua importância, e consideram possuir um conhecimento razoável desta perspectiva de Ensino das Ciências, embora não reconheçam muitos dos objectivos pretendidos com este tipo de abordagem das Ciências. Os professores dizem, também, que a utilizam no Ensino das Ciências, mas não justificam a sua utilização. Parece haver alguma noção nos professores sobre a importância da perspectiva CTSA no Ensino das Ciências, porque é referida nos Manuais Escolares e nas Orientações Curriculares, mas depois verifica-se desconhecimento das suas vantagens na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, bem como da forma como pode ser implementada na sala de aula. Segundo os professores inquiridos, existem alguns constrangimentos à implementação da perspectiva CTSA no Ensino das Ciências, destacando como o maior obstáculo a falta de tempo disponível para planificar e implementar novas perspectivas de ensino e a falta de formação sobre esta perspectiva. Referem, também a falta de recursos didácticos para integrar a perspectiva CTSA no Ensino das Ciências. In a Society increasingly marked by the scientific and technological development, the scientific education becomes a need for everyone, suggesting the importance of Science, Technology, Society and Environmental (STSE). This cientific and technological development demands citizens with an education in several areas, able to demonstrate flexibility, communication and learning abilities throughout life. In this way is more important to contribute to formation of free citizens, responsible and critic to actively participate in life in society, to keep pace in the scientific and technological development. Thus, from an educational point of view the STSE perspective is considered one of innovative and guided lines of the science teaching, being inserted in the scholar manuals and curricular guides to achieve the referred objectives, making students motivated to science studies, since it involves them, directly, in the teaching/learning process and because it starts of the everyday issues that need answer. This research intended, using a questionnaire as a tool of data collection, to evaluate the conceptions and practices of teachers of Nature Science from the 2nd Cycle of Basic Teaching, from Bragança's district, related to STSE perspective. The answers to the questionnaire were analyzed given its format. Thus, the answers to the open format questions were examined the content and the answers to the closed format questions were analyzed using the EXECL program. The results showed that most of the inquired teachers consider important the STSE perspective, though not justify why, and consider a reasonable knowledge of this science teaching perspective, although not recognize many of the intended objectives with this type of science approach. The teachers said that they use it but don't justify it use. There seems to be some sense in teachers about the importance of the STSE perspective in the science teaching, because scholar manuals and curricular guidance refers to it, but then there is lack of knowledge of the advantages in the student learning and development, as well as how can it be implemented in the classroom. According to inquired teachers, there are some constraints to the implementation of the STSE perspective in the science teaching, emerging as the biggest hurdle the lack of time to plan and implement new teaching perspectives and the lack of training about this perspective. They also refer the lack of didactical resources to integrate the STSE prespective in the science teaching.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoPires, DelminaBiblioteca Digital do IPBParreira, Sofia Alexandra Nunes2012-10-12T10:41:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7643porParreira, Sofia Alexandra Nunes (2012). Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.045793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
title Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
Parreira, Sofia Alexandra Nunes
Perspectiva CTSA
Literacia científica
title_short Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
title_full Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico
author Parreira, Sofia Alexandra Nunes
author_facet Parreira, Sofia Alexandra Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Delmina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreira, Sofia Alexandra Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva CTSA
Literacia científica
topic Perspectiva CTSA
Literacia científica
description Orientado por Delmina Maria Pires
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-12T10:41:10Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7643
url http://hdl.handle.net/10198/7643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Parreira, Sofia Alexandra Nunes (2012). Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências: concepções e práticas de professores de ciências da natureza do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217394384896