“A FAUNA ESTÁ ACABANDO, A CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ FURADA...”: PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCO
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2820 |
Resumo: | Em um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro. |
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“A FAUNA ESTÁ ACABANDO, A CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ FURADA...”: PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCOMeio ambienteeducação infantilescolas públicasensino publicosemiárido brasileiroEm um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/282010.14295/remea.v29i0.2820REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2820/1916Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Leidiane PereiraBrito, Maiara Tábatha da SilvaCordeiro, Wesley Patrício Freire de SáMelo, André Laurênio deJúnior, Mauro de Melo2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2820Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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