“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Leidiane Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brito, Maiara Tábatha da Silva, Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá, Melo, André Laurênio de, Melo Júnior, Mauro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3774
Resumo: Em um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro.
id FURG_9efd1378c71af97bd3fa91f9319a0fae
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3774
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.Meio ambienteEducação infantilEscolas públicasEnsino publicoSemiárido brasileiro.EnvironmentUpbringingPublic schoolsPublic educationBrazilian semiaridEm um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro.In a time where the urbanization is accompanied by deforestation and habitats destruction, actions of environmental analysis and awareness are fundamental. One way to develop this awareness is investing in the children, future environmental managers, working on their perception about the person-environment relationship. The aim of this study was to evaluate the perception and knowledge about the "Environment" or "Nature" in two groups of students from public schools of the Municipality of Serra Talhada (State of Pernambuco hinterland) and, through dynamic methods, to work environmental awareness using the theme "The importance of trees in everyday life." Severe pruning of the trees by the population is common in this municipality. In the analysis previous to the application of the methodology, less than 3% of students of the visited schools expressed actions of anthropic impacts on trees in their drawings. It was found that environmental education in the assessed schools was not a constant practice. After the application of lectures, the staging of an educational play and a thematic song, a higher attention of the children on this issue was observed. The present study shows that little and simple educational actions, contextualized to local realities, can exalt a more critical view of the children, being also required a continued action in the schools of the region, so that educators can act actively in search for the best strategies for conservation and preservation of Brazilian semiarid ecosystems.2013-09-15T21:49:52Z2013-09-15T21:49:52Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDINIZ, Leidiane Pereira. et al. “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2820/1916>. Acesso em: Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3774porDiniz, Leidiane PereiraBrito, Maiara Tábatha da SilvaCordeiro, Wesley Patrício Freire de SáMelo, André Laurênio deMelo Júnior, Mauro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-22T19:56:21Zoai:repositorio.furg.br:1/3774Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-22T19:56:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
title “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
spellingShingle “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
Diniz, Leidiane Pereira
Meio ambiente
Educação infantil
Escolas públicas
Ensino publico
Semiárido brasileiro.
Environment
Upbringing
Public schools
Public education
Brazilian semiarid
title_short “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
title_full “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
title_fullStr “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
title_full_unstemmed “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
title_sort “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
author Diniz, Leidiane Pereira
author_facet Diniz, Leidiane Pereira
Brito, Maiara Tábatha da Silva
Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá
Melo, André Laurênio de
Melo Júnior, Mauro de
author_role author
author2 Brito, Maiara Tábatha da Silva
Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá
Melo, André Laurênio de
Melo Júnior, Mauro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Leidiane Pereira
Brito, Maiara Tábatha da Silva
Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá
Melo, André Laurênio de
Melo Júnior, Mauro de
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Educação infantil
Escolas públicas
Ensino publico
Semiárido brasileiro.
Environment
Upbringing
Public schools
Public education
Brazilian semiarid
topic Meio ambiente
Educação infantil
Escolas públicas
Ensino publico
Semiárido brasileiro.
Environment
Upbringing
Public schools
Public education
Brazilian semiarid
description Em um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-15T21:49:52Z
2013-09-15T21:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DINIZ, Leidiane Pereira. et al. “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2820/1916>. Acesso em: Set 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3774
identifier_str_mv DINIZ, Leidiane Pereira. et al. “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2820/1916>. Acesso em: Set 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187227710128128