“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3774 |
Resumo: | Em um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro. |
id |
FURG_9efd1378c71af97bd3fa91f9319a0fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3774 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco.Meio ambienteEducação infantilEscolas públicasEnsino publicoSemiárido brasileiro.EnvironmentUpbringingPublic schoolsPublic educationBrazilian semiaridEm um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro.In a time where the urbanization is accompanied by deforestation and habitats destruction, actions of environmental analysis and awareness are fundamental. One way to develop this awareness is investing in the children, future environmental managers, working on their perception about the person-environment relationship. The aim of this study was to evaluate the perception and knowledge about the "Environment" or "Nature" in two groups of students from public schools of the Municipality of Serra Talhada (State of Pernambuco hinterland) and, through dynamic methods, to work environmental awareness using the theme "The importance of trees in everyday life." Severe pruning of the trees by the population is common in this municipality. In the analysis previous to the application of the methodology, less than 3% of students of the visited schools expressed actions of anthropic impacts on trees in their drawings. It was found that environmental education in the assessed schools was not a constant practice. After the application of lectures, the staging of an educational play and a thematic song, a higher attention of the children on this issue was observed. The present study shows that little and simple educational actions, contextualized to local realities, can exalt a more critical view of the children, being also required a continued action in the schools of the region, so that educators can act actively in search for the best strategies for conservation and preservation of Brazilian semiarid ecosystems.2013-09-15T21:49:52Z2013-09-15T21:49:52Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDINIZ, Leidiane Pereira. et al. “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2820/1916>. Acesso em: Set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3774porDiniz, Leidiane PereiraBrito, Maiara Tábatha da SilvaCordeiro, Wesley Patrício Freire de SáMelo, André Laurênio deMelo Júnior, Mauro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-22T19:56:21Zoai:repositorio.furg.br:1/3774Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-22T19:56:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
title |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
spellingShingle |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Diniz, Leidiane Pereira Meio ambiente Educação infantil Escolas públicas Ensino publico Semiárido brasileiro. Environment Upbringing Public schools Public education Brazilian semiarid |
title_short |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
title_full |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
title_fullStr |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
title_full_unstemmed |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
title_sort |
“A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. |
author |
Diniz, Leidiane Pereira |
author_facet |
Diniz, Leidiane Pereira Brito, Maiara Tábatha da Silva Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá Melo, André Laurênio de Melo Júnior, Mauro de |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Maiara Tábatha da Silva Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá Melo, André Laurênio de Melo Júnior, Mauro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Leidiane Pereira Brito, Maiara Tábatha da Silva Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá Melo, André Laurênio de Melo Júnior, Mauro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Educação infantil Escolas públicas Ensino publico Semiárido brasileiro. Environment Upbringing Public schools Public education Brazilian semiarid |
topic |
Meio ambiente Educação infantil Escolas públicas Ensino publico Semiárido brasileiro. Environment Upbringing Public schools Public education Brazilian semiarid |
description |
Em um tempo em que a urbanização vem acompanhada do desmatamento e destruição de habitats, ações de análise e conscientização ambiental são fundamentais. Uma das formas de desenvolver essa consciência é investir nas crianças, futuros gestores ambientais, trabalhando sua percepção sobre a relação pessoa-ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e o conhecimento sobre o “Meio Ambiente” ou a “Natureza”, em dois grupos de estudantes de escolas da rede pública do município de Serra Talhada (Sertão, PE) e, através de métodos dinâmicos, trabalhar a conscientização ambiental utilizando o tema “A importância das árvores no cotidiano”. São comuns neste município podas severas das copas das árvores por parte da população. Em análise prévia à aplicação da metodologia, menos de 3% dos alunos das escolas visitadas expressaram ações de impacto causados pelo homem às árvores, em seus desenhos. Verificou-se que a educação ambiental nas escolas avaliadas não era uma prática constante. Após a aplicação de aulas expositivas, encenação de uma peça teatral educativa e de uma música temática, foi constatada uma maior atenção das crianças sobre este problema. O presente trabalho mostra que pequenas e simples ações educativas e contextualizadas à realidade local podem enaltecer uma visão mais crítica dos jovens, sendo também necessária uma ação continuada nas escolas da região, de modo aos educadores atuarem ativamente na busca pelas melhores estratégias de conservação e preservação dos ecossistemas do semiárido brasileiro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-15T21:49:52Z 2013-09-15T21:49:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DINIZ, Leidiane Pereira. et al. “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2820/1916>. Acesso em: Set 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3774 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Leidiane Pereira. et al. “A Fauna está acabando, a camada de ozônio está furada...”: Percepção e Conscientização Ambiental por crianças de duas escolas públicas do Sertão de Pernambuco. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2820/1916>. Acesso em: Set 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187227710128128 |