Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11086 |
Resumo: | Com o objetivo de apontar os enfrentamentos realizados a partir das escolas contra a máquina de guerra capitalista neoliberal, este artigo propõe discutir a educação pública como máquina de guerra insurrecional. Parte do princípio de que o capitalismo atual faz circular uma série de imagens negativas sobre a educação pública e os movimentos políticos de professores e estudantes. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa foi realizada com professores de uma escola de ensino fundamental, em dois momentos: pesquisa pelos professores de imagens na Internet sobre os movimentos de maio de 2019; e estabelecimento de redes de conversações nas quais os professores problematizaram o campo de forças que atravessa o plano de imanência do cotidiano das escolas públicas no Brasil atual. |
id |
FURG-9_5a5aa7a42df9fa9f188c7ec10db705ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11086 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em cursoEducação pública. Imagens de resistência. Máquina de guerra.Com o objetivo de apontar os enfrentamentos realizados a partir das escolas contra a máquina de guerra capitalista neoliberal, este artigo propõe discutir a educação pública como máquina de guerra insurrecional. Parte do princípio de que o capitalismo atual faz circular uma série de imagens negativas sobre a educação pública e os movimentos políticos de professores e estudantes. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa foi realizada com professores de uma escola de ensino fundamental, em dois momentos: pesquisa pelos professores de imagens na Internet sobre os movimentos de maio de 2019; e estabelecimento de redes de conversações nas quais os professores problematizaram o campo de forças que atravessa o plano de imanência do cotidiano das escolas públicas no Brasil atual.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1108610.14295/remea.v0i0.11086REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 127-1511517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11086/7492Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Janete MagallhãesRoseiro, Steferson Zanoni2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11086Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
title |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
spellingShingle |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso Carvalho, Janete Magallhães Educação pública. Imagens de resistência. Máquina de guerra. |
title_short |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
title_full |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
title_fullStr |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
title_full_unstemmed |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
title_sort |
Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso |
author |
Carvalho, Janete Magallhães |
author_facet |
Carvalho, Janete Magallhães Roseiro, Steferson Zanoni |
author_role |
author |
author2 |
Roseiro, Steferson Zanoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Janete Magallhães Roseiro, Steferson Zanoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública. Imagens de resistência. Máquina de guerra. |
topic |
Educação pública. Imagens de resistência. Máquina de guerra. |
description |
Com o objetivo de apontar os enfrentamentos realizados a partir das escolas contra a máquina de guerra capitalista neoliberal, este artigo propõe discutir a educação pública como máquina de guerra insurrecional. Parte do princípio de que o capitalismo atual faz circular uma série de imagens negativas sobre a educação pública e os movimentos políticos de professores e estudantes. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa foi realizada com professores de uma escola de ensino fundamental, em dois momentos: pesquisa pelos professores de imagens na Internet sobre os movimentos de maio de 2019; e estabelecimento de redes de conversações nas quais os professores problematizaram o campo de forças que atravessa o plano de imanência do cotidiano das escolas públicas no Brasil atual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11086 10.14295/remea.v0i0.11086 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11086 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.11086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11086/7492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 127-151 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787315945472 |