Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5701 |
Resumo: | O artigo traz reflexões interculturais sobre possibilidades metodológicas para a Educação Ambiental indígena, a partir de pesquisa integrada ao desenvolvimento de projeto socioambiental com aldeias Mbya Guarani. São destacados elementos como interdisciplinaridade, conexão entre ambiente e cultura, interculturalidade, respeito a tempos, ritmos e características culturais, individuais e de cada aldeia, valorização do conhecimento dos mais velhos, relevância de aspectos artísticos, históricos e cartográficos, e integração entre a dimensão educacional, da saúde, ecológica, econômica, política, cultural e social. Salienta-se a importância de métodos que proporcionem flexibilidade, participação, envolvimento comunitário e formação de agentes multiplicadores, com o fortalecimento da autonomia e das relações entre as aldeias. |
id |
FURG-9_5c91f872f53be243ba15f6f2e04521bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5701 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental educationEducação Ambiental IndígenaInterculturalidade.O artigo traz reflexões interculturais sobre possibilidades metodológicas para a Educação Ambiental indígena, a partir de pesquisa integrada ao desenvolvimento de projeto socioambiental com aldeias Mbya Guarani. São destacados elementos como interdisciplinaridade, conexão entre ambiente e cultura, interculturalidade, respeito a tempos, ritmos e características culturais, individuais e de cada aldeia, valorização do conhecimento dos mais velhos, relevância de aspectos artísticos, históricos e cartográficos, e integração entre a dimensão educacional, da saúde, ecológica, econômica, política, cultural e social. Salienta-se a importância de métodos que proporcionem flexibilidade, participação, envolvimento comunitário e formação de agentes multiplicadores, com o fortalecimento da autonomia e das relações entre as aldeias.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/570110.14295/remea.v33i2.5701REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 247-2671517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5701/3897Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessStumpf, Beatriz OsorioWolf, Denise RosanaBergamaschi, Maria Aparecida2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5701Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
title |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
spellingShingle |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education Stumpf, Beatriz Osorio Educação Ambiental Indígena Interculturalidade. |
title_short |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
title_full |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
title_fullStr |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
title_full_unstemmed |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
title_sort |
Reflexões interculturais sobre educação ambiental indígenaIntercultural Reflections on indigenous environmental education |
author |
Stumpf, Beatriz Osorio |
author_facet |
Stumpf, Beatriz Osorio Wolf, Denise Rosana Bergamaschi, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Wolf, Denise Rosana Bergamaschi, Maria Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stumpf, Beatriz Osorio Wolf, Denise Rosana Bergamaschi, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Indígena Interculturalidade. |
topic |
Educação Ambiental Indígena Interculturalidade. |
description |
O artigo traz reflexões interculturais sobre possibilidades metodológicas para a Educação Ambiental indígena, a partir de pesquisa integrada ao desenvolvimento de projeto socioambiental com aldeias Mbya Guarani. São destacados elementos como interdisciplinaridade, conexão entre ambiente e cultura, interculturalidade, respeito a tempos, ritmos e características culturais, individuais e de cada aldeia, valorização do conhecimento dos mais velhos, relevância de aspectos artísticos, históricos e cartográficos, e integração entre a dimensão educacional, da saúde, ecológica, econômica, política, cultural e social. Salienta-se a importância de métodos que proporcionem flexibilidade, participação, envolvimento comunitário e formação de agentes multiplicadores, com o fortalecimento da autonomia e das relações entre as aldeias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5701 10.14295/remea.v33i2.5701 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5701 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5701/3897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 247-267 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785433751552 |