As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Flávio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodríguez, Susy Yarley Hinestroza, Paula, Roberta Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342
Resumo: As Casas de Pensamentos Interculturais são instituições que visam valorizar as culturas dos diferentes povos indígenas da Colômbia, proporcionando uma educação que mire o fortalecimento das relações interculturais. O objetivo deste artigo é trazer reflexões a respeito das propostas pedagógicas voltadas a crianças de zero a cinco anos, realizadas nesses espaços que ressaltam as lutas dos povos indígenas colombianos em contextos urbanos, mantendo viva a cosmovisão de seus ancestrais. Além disso, ressalta-se que essa proposta pode dialogar e inspirar o cenário brasileiro, especificamente ao que se refere à primeira etapa da educação básica: a educação infantil. Com base nas análises, pode-se destacar que essa experiência colombiana fomenta ações criativas e transgressoras, tensionando a perspectiva de uma visão única acerca das relações, dos espaços físicos, dos conhecimentos partilhados e das práticas educativas vivenciadas.
id UFPR-4_e6c9be807fbb1bdc1f6528aa5e4451c5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/88342
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionaiseducação infantil; interculturalidade; curriculoInterculturalidade; Educação infantil; Educação indígena; povos indígenasAs Casas de Pensamentos Interculturais são instituições que visam valorizar as culturas dos diferentes povos indígenas da Colômbia, proporcionando uma educação que mire o fortalecimento das relações interculturais. O objetivo deste artigo é trazer reflexões a respeito das propostas pedagógicas voltadas a crianças de zero a cinco anos, realizadas nesses espaços que ressaltam as lutas dos povos indígenas colombianos em contextos urbanos, mantendo viva a cosmovisão de seus ancestrais. Além disso, ressalta-se que essa proposta pode dialogar e inspirar o cenário brasileiro, especificamente ao que se refere à primeira etapa da educação básica: a educação infantil. Com base nas análises, pode-se destacar que essa experiência colombiana fomenta ações criativas e transgressoras, tensionando a perspectiva de uma visão única acerca das relações, dos espaços físicos, dos conhecimentos partilhados e das práticas educativas vivenciadas.UFPRSantiago, FlávioRodríguez, Susy Yarley HinestrozaPaula, Roberta Cristina de2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88342Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88342Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e883421984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342/51932https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342/51933Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88342Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
title As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
spellingShingle As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
Santiago, Flávio
educação infantil; interculturalidade; curriculo
Interculturalidade; Educação infantil; Educação indígena; povos indígenas
title_short As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
title_full As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
title_fullStr As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
title_full_unstemmed As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
title_sort As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
author Santiago, Flávio
author_facet Santiago, Flávio
Rodríguez, Susy Yarley Hinestroza
Paula, Roberta Cristina de
author_role author
author2 Rodríguez, Susy Yarley Hinestroza
Paula, Roberta Cristina de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Flávio
Rodríguez, Susy Yarley Hinestroza
Paula, Roberta Cristina de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil; interculturalidade; curriculo
Interculturalidade; Educação infantil; Educação indígena; povos indígenas
topic educação infantil; interculturalidade; curriculo
Interculturalidade; Educação infantil; Educação indígena; povos indígenas
description As Casas de Pensamentos Interculturais são instituições que visam valorizar as culturas dos diferentes povos indígenas da Colômbia, proporcionando uma educação que mire o fortalecimento das relações interculturais. O objetivo deste artigo é trazer reflexões a respeito das propostas pedagógicas voltadas a crianças de zero a cinco anos, realizadas nesses espaços que ressaltam as lutas dos povos indígenas colombianos em contextos urbanos, mantendo viva a cosmovisão de seus ancestrais. Além disso, ressalta-se que essa proposta pode dialogar e inspirar o cenário brasileiro, especificamente ao que se refere à primeira etapa da educação básica: a educação infantil. Com base nas análises, pode-se destacar que essa experiência colombiana fomenta ações criativas e transgressoras, tensionando a perspectiva de uma visão única acerca das relações, dos espaços físicos, dos conhecimentos partilhados e das práticas educativas vivenciadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342/51932
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88342/51933
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88342
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88342
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88342
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891469107200