Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adelmo Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues Morais, Wanderson, Fernandes Silva, Orlane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14883
Resumo: The aim of this work is to analyze the discursive functioning in statements that are supported by Edgar Morin's contributions to the understanding of studies on Environmental Education (EE) that were carried out in the school environment. The research corpus consisted of clippings from theses and dissertations on EE gathered by the EArte Project. In order to analyze such materialities, we relied on the french materialist Discourse Analysis by Michel Pêcheux and collaborators. As result, we identified that the mechanisms used by the authors range from pre-constructed effects, as well as transverse-discourses, for the most part; as well as lack of referential stability of some expressions; in which the authors mobilized a wide range of themes from the theory of complexity, proving to be a reference that dialogues with EE.
id FURG-9_5db67acbfe0dd345737ebbbd350697b4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/14883
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolaresEducação AmbientalEdgar MorinAnálise de DiscursoThe aim of this work is to analyze the discursive functioning in statements that are supported by Edgar Morin's contributions to the understanding of studies on Environmental Education (EE) that were carried out in the school environment. The research corpus consisted of clippings from theses and dissertations on EE gathered by the EArte Project. In order to analyze such materialities, we relied on the french materialist Discourse Analysis by Michel Pêcheux and collaborators. As result, we identified that the mechanisms used by the authors range from pre-constructed effects, as well as transverse-discourses, for the most part; as well as lack of referential stability of some expressions; in which the authors mobilized a wide range of themes from the theory of complexity, proving to be a reference that dialogues with EE.O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento discursivo em enunciados que se apoiam nas contribuições de Edgar Morin para a compreensão de estudos sobre Educação Ambiental (EA) que foram realizados no ambiente escolar. O corpus de pesquisa foi constituído por recortes em teses e dissertações sobre EA reunidas pelo Projeto EArte. De forma a analisar tais materialidades, nos apoiamos na Análise de Discurso materialista francesa de Michel Pêcheux e colaboradores. Como resultados, identificamos que os mecanismos utilizados pelos autores variam desde efeitos de pré-construídos, assim como discursos-transversos nos quais os autores mobilizaram uma grande amplitude de temas à partir da teoria da complexidade, demonstrando ser um referencial que realmente dialoga com a EA; bem como carência de estabilidade referencial de algumas expressõesLepidus2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1488310.14295/remea.v39i3.14883REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 3 (2022): Dossiê Temático Produção Acadêmica em Educação Ambiental ; 206-2261517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14883/9939http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Adelmo Fernandes deRodrigues Morais, Wanderson Fernandes Silva, Orlane 2022-12-16T13:47:50Zoai:periodicos.furg.br:article/14883Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-12-16T13:47:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
title Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
spellingShingle Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
Araújo, Adelmo Fernandes de
Educação Ambiental
Edgar Morin
Análise de Discurso
title_short Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
title_full Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
title_fullStr Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
title_full_unstemmed Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
title_sort Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares
author Araújo, Adelmo Fernandes de
author_facet Araújo, Adelmo Fernandes de
Rodrigues Morais, Wanderson
Fernandes Silva, Orlane
author_role author
author2 Rodrigues Morais, Wanderson
Fernandes Silva, Orlane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Adelmo Fernandes de
Rodrigues Morais, Wanderson
Fernandes Silva, Orlane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Edgar Morin
Análise de Discurso
topic Educação Ambiental
Edgar Morin
Análise de Discurso
description The aim of this work is to analyze the discursive functioning in statements that are supported by Edgar Morin's contributions to the understanding of studies on Environmental Education (EE) that were carried out in the school environment. The research corpus consisted of clippings from theses and dissertations on EE gathered by the EArte Project. In order to analyze such materialities, we relied on the french materialist Discourse Analysis by Michel Pêcheux and collaborators. As result, we identified that the mechanisms used by the authors range from pre-constructed effects, as well as transverse-discourses, for the most part; as well as lack of referential stability of some expressions; in which the authors mobilized a wide range of themes from the theory of complexity, proving to be a reference that dialogues with EE.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14883
10.14295/remea.v39i3.14883
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14883
identifier_str_mv 10.14295/remea.v39i3.14883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14883/9939
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 3 (2022): Dossiê Temático Produção Acadêmica em Educação Ambiental ; 206-226
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041788228206592