Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliano, Andreia da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bersch, Angela Adriane Schmidt, Piske, Eliane de Lima, Garcia, Narjara Mendes, Cousin, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832
Resumo: Ao integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo.
id FURG-9_5fbe1cd5be49cc8dd3365e7f159f4332
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5832
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental educationPertencimentoEducação AmbientalPsicomotricidade RelacionalAo integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/583210.14295/remea.v33i3.5832REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 198-2121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832/4166Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliano, Andreia da CostaBersch, Angela Adriane SchmidtPiske, Eliane de LimaGarcia, Narjara MendesCousin, Claudia2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5832Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
title Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
spellingShingle Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
Juliano, Andreia da Costa
Pertencimento
Educação Ambiental
Psicomotricidade Relacional
title_short Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
title_full Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
title_fullStr Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
title_full_unstemmed Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
title_sort Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
author Juliano, Andreia da Costa
author_facet Juliano, Andreia da Costa
Bersch, Angela Adriane Schmidt
Piske, Eliane de Lima
Garcia, Narjara Mendes
Cousin, Claudia
author_role author
author2 Bersch, Angela Adriane Schmidt
Piske, Eliane de Lima
Garcia, Narjara Mendes
Cousin, Claudia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliano, Andreia da Costa
Bersch, Angela Adriane Schmidt
Piske, Eliane de Lima
Garcia, Narjara Mendes
Cousin, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Pertencimento
Educação Ambiental
Psicomotricidade Relacional
topic Pertencimento
Educação Ambiental
Psicomotricidade Relacional
description Ao integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832
10.14295/remea.v33i3.5832
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832/4166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 198-212
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785457868800