Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832 |
Resumo: | Ao integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo. |
id |
FURG-9_5fbe1cd5be49cc8dd3365e7f159f4332 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5832 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental educationPertencimentoEducação AmbientalPsicomotricidade RelacionalAo integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/583210.14295/remea.v33i3.5832REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 198-2121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832/4166Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliano, Andreia da CostaBersch, Angela Adriane SchmidtPiske, Eliane de LimaGarcia, Narjara MendesCousin, Claudia2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5832Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
title |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
spellingShingle |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education Juliano, Andreia da Costa Pertencimento Educação Ambiental Psicomotricidade Relacional |
title_short |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
title_full |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
title_fullStr |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
title_full_unstemmed |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
title_sort |
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambientalPsychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education |
author |
Juliano, Andreia da Costa |
author_facet |
Juliano, Andreia da Costa Bersch, Angela Adriane Schmidt Piske, Eliane de Lima Garcia, Narjara Mendes Cousin, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Bersch, Angela Adriane Schmidt Piske, Eliane de Lima Garcia, Narjara Mendes Cousin, Claudia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliano, Andreia da Costa Bersch, Angela Adriane Schmidt Piske, Eliane de Lima Garcia, Narjara Mendes Cousin, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pertencimento Educação Ambiental Psicomotricidade Relacional |
topic |
Pertencimento Educação Ambiental Psicomotricidade Relacional |
description |
Ao integrar um marco teórico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a prática pedagógica na Educação Infantil, foco deste ensaio com estratégias metodológicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das crianças que estão e sofrem as ações dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os vários lugares que estão e transitam. A relação das crianças e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educação Ambiental com base na formação e desenvolvimento humano. Tal condição pode potencializar o sentimento de pertença ao lugar por meio das sessões de Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil com um potencial transformador significativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832 10.14295/remea.v33i3.5832 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5832/4166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 198-212 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785457868800 |