ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catalão, Vera Lessa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Magda Pereira, Abud, Danielle, Campos, Juliana, Costa, Sonia Glaucia, Gomes, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3878
Resumo: A visão cartesiana de compreensão da realidade cria uma relação de distanciamento e separação entre ser humano e natureza, resultando em um conhecimento científico reducionista, limitante e fragmentado. Esse artigo propõe refletir sobre a construção de uma atitude transdisciplinar por meio da ética, da percepção poética e da formação do sujeito ecológico, delineando algumas percepções que podem compor as bases de uma epistemologia da transdisciplinaridade. A compreensão da realidade de forma mais ampla e complexa, com diferentes níveis de realidade e com a lógica do terceiro incluído, permite abertura para a participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com toda sua efetividade e afetividade multidimensional. A existência poética nos convoca a refletir sobre os caminhos a seguir rumo à atitude transdisciplinar como sujeitos ecológicos, religando nossa existência à do Planeta e do Cosmos. Através desta percepção, que fortalece a compreensão da complexidade do universo e das relações do sujeito, e do enlace existente entre o potencial do ser humano, as transformações da sociedade e a consciência planetária, um novo diálogo pode ser construído baseado na solidariedade entre seres humanos e mundo - natureza.
id FURG-9_60e395547ec0bc57a92b8acd07652a9a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3878
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECERatitude transdisciplinarcomplexidadeéticaestado poéticosujeito ecológico.A visão cartesiana de compreensão da realidade cria uma relação de distanciamento e separação entre ser humano e natureza, resultando em um conhecimento científico reducionista, limitante e fragmentado. Esse artigo propõe refletir sobre a construção de uma atitude transdisciplinar por meio da ética, da percepção poética e da formação do sujeito ecológico, delineando algumas percepções que podem compor as bases de uma epistemologia da transdisciplinaridade. A compreensão da realidade de forma mais ampla e complexa, com diferentes níveis de realidade e com a lógica do terceiro incluído, permite abertura para a participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com toda sua efetividade e afetividade multidimensional. A existência poética nos convoca a refletir sobre os caminhos a seguir rumo à atitude transdisciplinar como sujeitos ecológicos, religando nossa existência à do Planeta e do Cosmos. Através desta percepção, que fortalece a compreensão da complexidade do universo e das relações do sujeito, e do enlace existente entre o potencial do ser humano, as transformações da sociedade e a consciência planetária, um novo diálogo pode ser construído baseado na solidariedade entre seres humanos e mundo - natureza.Lepidus2013-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/387810.14295/remea.v24i0.3878REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3878/2318Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatalão, Vera LessaPinto, Magda PereiraAbud, DanielleCampos, JulianaCosta, Sonia GlauciaGomes, Verônica2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3878Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
title ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
spellingShingle ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
Catalão, Vera Lessa
atitude transdisciplinar
complexidade
ética
estado poético
sujeito ecológico.
title_short ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
title_full ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
title_fullStr ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
title_full_unstemmed ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
title_sort ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
author Catalão, Vera Lessa
author_facet Catalão, Vera Lessa
Pinto, Magda Pereira
Abud, Danielle
Campos, Juliana
Costa, Sonia Glaucia
Gomes, Verônica
author_role author
author2 Pinto, Magda Pereira
Abud, Danielle
Campos, Juliana
Costa, Sonia Glaucia
Gomes, Verônica
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catalão, Vera Lessa
Pinto, Magda Pereira
Abud, Danielle
Campos, Juliana
Costa, Sonia Glaucia
Gomes, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv atitude transdisciplinar
complexidade
ética
estado poético
sujeito ecológico.
topic atitude transdisciplinar
complexidade
ética
estado poético
sujeito ecológico.
description A visão cartesiana de compreensão da realidade cria uma relação de distanciamento e separação entre ser humano e natureza, resultando em um conhecimento científico reducionista, limitante e fragmentado. Esse artigo propõe refletir sobre a construção de uma atitude transdisciplinar por meio da ética, da percepção poética e da formação do sujeito ecológico, delineando algumas percepções que podem compor as bases de uma epistemologia da transdisciplinaridade. A compreensão da realidade de forma mais ampla e complexa, com diferentes níveis de realidade e com a lógica do terceiro incluído, permite abertura para a participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com toda sua efetividade e afetividade multidimensional. A existência poética nos convoca a refletir sobre os caminhos a seguir rumo à atitude transdisciplinar como sujeitos ecológicos, religando nossa existência à do Planeta e do Cosmos. Através desta percepção, que fortalece a compreensão da complexidade do universo e das relações do sujeito, e do enlace existente entre o potencial do ser humano, as transformações da sociedade e a consciência planetária, um novo diálogo pode ser construído baseado na solidariedade entre seres humanos e mundo - natureza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3878
10.14295/remea.v24i0.3878
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3878
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3878/2318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783930093568