Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007 |
Resumo: | Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_62b0dfc5c80b03dd767a4afff9b892fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11007 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a naturezamodo de vida integrado na naturezaecologiaepistemologias da floresta.Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo do caso alargadoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1100710.14295/remea.v37i3.11007REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 328-3481517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007/7715Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRubino dos Santos, Otávio Augusto ChavesLage, Allene Carvalho2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/11007Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
title |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
spellingShingle |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves modo de vida integrado na natureza ecologia epistemologias da floresta. |
title_short |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
title_full |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
title_fullStr |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
title_full_unstemmed |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
title_sort |
Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza |
author |
Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves |
author_facet |
Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves Lage, Allene Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lage, Allene Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves Lage, Allene Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modo de vida integrado na natureza ecologia epistemologias da floresta. |
topic |
modo de vida integrado na natureza ecologia epistemologias da floresta. |
description |
Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion método do caso alargado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007 10.14295/remea.v37i3.11007 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i3.11007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007/7715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 328-348 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787301265408 |