Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lage, Allene Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007
Resumo: Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental.
id FURG-9_62b0dfc5c80b03dd767a4afff9b892fd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11007
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a naturezamodo de vida integrado na naturezaecologiaepistemologias da floresta.Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo do caso alargadoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1100710.14295/remea.v37i3.11007REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 328-3481517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007/7715Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRubino dos Santos, Otávio Augusto ChavesLage, Allene Carvalho2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/11007Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
title Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
spellingShingle Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves
modo de vida integrado na natureza
ecologia
epistemologias da floresta.
title_short Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
title_full Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
title_fullStr Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
title_full_unstemmed Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
title_sort Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza
author Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves
author_facet Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves
Lage, Allene Carvalho
author_role author
author2 Lage, Allene Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubino dos Santos, Otávio Augusto Chaves
Lage, Allene Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv modo de vida integrado na natureza
ecologia
epistemologias da floresta.
topic modo de vida integrado na natureza
ecologia
epistemologias da floresta.
description Esse artigo é uma pesquisa científica dentro do tema da Educação Ambiental e da Ecologia. Em sua estrutura, conta com uma reflexão teórica e uma parte empírica, que é um trabalho de campo no qual apresentamos as falas de sujeitos diversos e plurais - Benzedeiras, Rezadeiras, Raizeiros, Parteiras, Agricultores(as) e Hare Krishnas que vivem na vila do Murici, Caruaru - Pernambuco. Dessa forma, fazemos uma análise a partir do método do caso alargado, como apresenta Boaventura de Sousa Santos, aonde teóricos(as) e sujeitos do campo dialogam para a produção de um novo conhecimento. O objetivo da pesquisa é compreender como o modo de vida integrado na natureza tece saberes educativos e ecológicos. A metodologia é a pesquisa qualitativa e as considerações finais apontam para a criação de um conceito chamado “epistemologias da floresta” que trazem contribuições na para o debate no campo da Educação Ambiental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método do caso alargado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007
10.14295/remea.v37i3.11007
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i3.11007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11007/7715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 328-348
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787301265408