A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marilena Loureiro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3438
Resumo: A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com ênfase para a análise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitária de Educação Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiência de inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando a reflexão da seguinte questão: Como o cenário universitário se relaciona com a temática da Educação Ambiental em seu cotidiano em termos de constituição de saberes acadêmico-científicos que consigam se relacionar com a complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geração de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de caráter eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a realização de estudos bibliográficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A análise dos resultados indicou que a presença da Educação Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presença regular e sistemática.
id FURG-9_64ed75b8bc8892ec560861e851f56867
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3438
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na AmazôniaEducação AmbientalEnsino SuperiorPedagogia.A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com ênfase para a análise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitária de Educação Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiência de inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando a reflexão da seguinte questão: Como o cenário universitário se relaciona com a temática da Educação Ambiental em seu cotidiano em termos de constituição de saberes acadêmico-científicos que consigam se relacionar com a complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geração de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de caráter eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a realização de estudos bibliográficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A análise dos resultados indicou que a presença da Educação Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presença regular e sistemática.Lepidus2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/343810.14295/remea.v0i0.3438REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : março de 2013; 18-331517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3438/2066Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marilena Loureiro da2020-08-14T19:57:56Zoai:periodicos.furg.br:article/3438Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
title A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
spellingShingle A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
Silva, Marilena Loureiro da
Educação Ambiental
Ensino Superior
Pedagogia.
title_short A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
title_full A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
title_fullStr A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
title_full_unstemmed A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
title_sort A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
author Silva, Marilena Loureiro da
author_facet Silva, Marilena Loureiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marilena Loureiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ensino Superior
Pedagogia.
topic Educação Ambiental
Ensino Superior
Pedagogia.
description A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com ênfase para a análise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitária de Educação Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiência de inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando a reflexão da seguinte questão: Como o cenário universitário se relaciona com a temática da Educação Ambiental em seu cotidiano em termos de constituição de saberes acadêmico-científicos que consigam se relacionar com a complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geração de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de caráter eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a realização de estudos bibliográficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A análise dos resultados indicou que a presença da Educação Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presença regular e sistemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3438
10.14295/remea.v0i0.3438
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3438
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.3438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3438/2066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : março de 2013; 18-33
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783422582784