EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boer, Noemi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Scriot, Iassana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3345
Resumo: Este trabalho analisa a inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior particular de Santa Maria, RS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os participantes são 118 estudantes que, em 2009, frequentaram o curso do 2º ao 7º semestres. A coleta de dados compreendeu a análise do Projeto Pedagógico e a aplicação de um questionário. A análise das informações é fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Constatamos que educação ambiental é oferecida como disciplina optativa e temas referentes ao meio ambiente são trabalhados em algumas disciplinas. Os estudantes consideram a temática importante no âmbito da formação de professores e da educação escolar. Têm concepções centradas na conservação dos recursos naturais e na conscientização. Identificamos espaços no contexto do curso para a ampliação de estudos práticos de educação ambiental.
id FURG-9_87ce11c290856a26548c0bc248e83548
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3345
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIAeducação ambientalpedagogiaformação de professores.Este trabalho analisa a inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior particular de Santa Maria, RS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os participantes são 118 estudantes que, em 2009, frequentaram o curso do 2º ao 7º semestres. A coleta de dados compreendeu a análise do Projeto Pedagógico e a aplicação de um questionário. A análise das informações é fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Constatamos que educação ambiental é oferecida como disciplina optativa e temas referentes ao meio ambiente são trabalhados em algumas disciplinas. Os estudantes consideram a temática importante no âmbito da formação de professores e da educação escolar. Têm concepções centradas na conservação dos recursos naturais e na conscientização. Identificamos espaços no contexto do curso para a ampliação de estudos práticos de educação ambiental.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/334510.14295/remea.v26i0.3345REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3345/2001Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoer, NoemiScriot, Iassana2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3345Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Boer, Noemi
educação ambiental
pedagogia
formação de professores.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
author Boer, Noemi
author_facet Boer, Noemi
Scriot, Iassana
author_role author
author2 Scriot, Iassana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boer, Noemi
Scriot, Iassana
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
pedagogia
formação de professores.
topic educação ambiental
pedagogia
formação de professores.
description Este trabalho analisa a inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior particular de Santa Maria, RS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os participantes são 118 estudantes que, em 2009, frequentaram o curso do 2º ao 7º semestres. A coleta de dados compreendeu a análise do Projeto Pedagógico e a aplicação de um questionário. A análise das informações é fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Constatamos que educação ambiental é oferecida como disciplina optativa e temas referentes ao meio ambiente são trabalhados em algumas disciplinas. Os estudantes consideram a temática importante no âmbito da formação de professores e da educação escolar. Têm concepções centradas na conservação dos recursos naturais e na conscientização. Identificamos espaços no contexto do curso para a ampliação de estudos práticos de educação ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3345
10.14295/remea.v26i0.3345
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3345
identifier_str_mv 10.14295/remea.v26i0.3345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3345/2001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782983229440