A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivaroli, Ana Paula Dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Albernaz, Roselaine Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7022
Resumo: As incertezas do mundo contemporâneo nos provocam a produzir outras maneiras de pensar, atuar e sentir o mundo. A realidade é complexa e suas forças tendem a evidenciar, com o capitalismo neoliberal, uma prevalência do consumo e do econômico em prol da alteridade. Nesse sentido, entendemos que é necessário questionar e criar outras possibilidades de pensar a Educação Ambiental (EA). Desejamos realizar este desafio a partir desta escrita, problematizando o conceito de Ecosofia, de Félix Guattari, que articula as Três Ecologias (ambiental, social e mental). Acreditamos que esse conceito pode potencializar a tarefa da EA e a necessidade que dela se faz para atentarmos ao nosso cotidiano e ao mundo em que vivemos. The contemporary world’s uncertainties provoke us to produce other ways of thinking, acting and feeling the world. The reality is complex and its strengths tend to evidence, as the liberal capitalism, a prevalence of the consumerism and the economics in favor of otherness. In this sense, we understand that is necessary to question and create other possibilities of thinking the environmental education (EE). We wish to accomplish this challenge from this writing, problematizing the concept of Ecosophy, from Felix Guatari, that articulates the Three Ecologies (environmental, social and mental). We believe that this concept can potentiate the task of EE and the need of it is made to attempt to our daily life and the word we live in. Las inseguridades del mundo contemporáneo nos mueven a producir otros modos de pensar, actuar y sentir el mundo. La realidad es compleja y sus fuerzas tienden a evidenciar, con el capitalismo neoliberal, una prevalencia del consumo y de lo económico en pro de la alteridad. En este sentido, entendemos que es necesario cuestionar y crear otras posibilidades de pensar en la Educación Ambiental (EA). Este desafío deseamos realizar a partir de esta escrita, problematizando el concepto de Ecosofía de Félix Guattari, que articula las Tres Ecologías (ambiental, social y la mental). Creemos que ese concepto puede potencializar la tarea de EA y la necesidad que de ella se hace que miremos para nuestro cotidiano y el mundo en que vivimos.
id FURG-9_66b23ef3dbfffa77c82ddd1ca82a731f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7022
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneoContemporaneidadeEducação ambientalEcosofiaAs incertezas do mundo contemporâneo nos provocam a produzir outras maneiras de pensar, atuar e sentir o mundo. A realidade é complexa e suas forças tendem a evidenciar, com o capitalismo neoliberal, uma prevalência do consumo e do econômico em prol da alteridade. Nesse sentido, entendemos que é necessário questionar e criar outras possibilidades de pensar a Educação Ambiental (EA). Desejamos realizar este desafio a partir desta escrita, problematizando o conceito de Ecosofia, de Félix Guattari, que articula as Três Ecologias (ambiental, social e mental). Acreditamos que esse conceito pode potencializar a tarefa da EA e a necessidade que dela se faz para atentarmos ao nosso cotidiano e ao mundo em que vivemos. The contemporary world’s uncertainties provoke us to produce other ways of thinking, acting and feeling the world. The reality is complex and its strengths tend to evidence, as the liberal capitalism, a prevalence of the consumerism and the economics in favor of otherness. In this sense, we understand that is necessary to question and create other possibilities of thinking the environmental education (EE). We wish to accomplish this challenge from this writing, problematizing the concept of Ecosophy, from Felix Guatari, that articulates the Three Ecologies (environmental, social and mental). We believe that this concept can potentiate the task of EE and the need of it is made to attempt to our daily life and the word we live in. Las inseguridades del mundo contemporáneo nos mueven a producir otros modos de pensar, actuar y sentir el mundo. La realidad es compleja y sus fuerzas tienden a evidenciar, con el capitalismo neoliberal, una prevalencia del consumo y de lo económico en pro de la alteridad. En este sentido, entendemos que es necesario cuestionar y crear otras posibilidades de pensar en la Educación Ambiental (EA). Este desafío deseamos realizar a partir de esta escrita, problematizando el concepto de Ecosofía de Félix Guattari, que articula las Tres Ecologías (ambiental, social y la mental). Creemos que ese concepto puede potencializar la tarea de EA y la necesidad que de ella se hace que miremos para nuestro cotidiano y el mundo en que vivimos.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/702210.14295/remea.v34i2.7022REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 173-1891517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7022/4686Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRivaroli, Ana Paula Dos SantosAlbernaz, Roselaine Machado2018-03-20T22:38:39Zoai:periodicos.furg.br:article/7022Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:38:39Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
title A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
spellingShingle A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
Rivaroli, Ana Paula Dos Santos
Contemporaneidade
Educação ambiental
Ecosofia
title_short A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
title_full A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
title_fullStr A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
title_full_unstemmed A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
title_sort A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo
author Rivaroli, Ana Paula Dos Santos
author_facet Rivaroli, Ana Paula Dos Santos
Albernaz, Roselaine Machado
author_role author
author2 Albernaz, Roselaine Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivaroli, Ana Paula Dos Santos
Albernaz, Roselaine Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporaneidade
Educação ambiental
Ecosofia
topic Contemporaneidade
Educação ambiental
Ecosofia
description As incertezas do mundo contemporâneo nos provocam a produzir outras maneiras de pensar, atuar e sentir o mundo. A realidade é complexa e suas forças tendem a evidenciar, com o capitalismo neoliberal, uma prevalência do consumo e do econômico em prol da alteridade. Nesse sentido, entendemos que é necessário questionar e criar outras possibilidades de pensar a Educação Ambiental (EA). Desejamos realizar este desafio a partir desta escrita, problematizando o conceito de Ecosofia, de Félix Guattari, que articula as Três Ecologias (ambiental, social e mental). Acreditamos que esse conceito pode potencializar a tarefa da EA e a necessidade que dela se faz para atentarmos ao nosso cotidiano e ao mundo em que vivemos. The contemporary world’s uncertainties provoke us to produce other ways of thinking, acting and feeling the world. The reality is complex and its strengths tend to evidence, as the liberal capitalism, a prevalence of the consumerism and the economics in favor of otherness. In this sense, we understand that is necessary to question and create other possibilities of thinking the environmental education (EE). We wish to accomplish this challenge from this writing, problematizing the concept of Ecosophy, from Felix Guatari, that articulates the Three Ecologies (environmental, social and mental). We believe that this concept can potentiate the task of EE and the need of it is made to attempt to our daily life and the word we live in. Las inseguridades del mundo contemporáneo nos mueven a producir otros modos de pensar, actuar y sentir el mundo. La realidad es compleja y sus fuerzas tienden a evidenciar, con el capitalismo neoliberal, una prevalencia del consumo y de lo económico en pro de la alteridad. En este sentido, entendemos que es necesario cuestionar y crear otras posibilidades de pensar en la Educación Ambiental (EA). Este desafío deseamos realizar a partir de esta escrita, problematizando el concepto de Ecosofía de Félix Guattari, que articula las Tres Ecologías (ambiental, social y la mental). Creemos que ese concepto puede potencializar la tarea de EA y la necesidad que de ella se hace que miremos para nuestro cotidiano y el mundo en que vivimos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7022
10.14295/remea.v34i2.7022
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7022
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.7022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7022/4686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 173-189
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785567969280