FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albernaz, Roselaine Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Laurino, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190
Resumo: A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa.
id FURG-9_b4eeb046f36e074daec705ce1001f5b9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3190
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalFormaçãoEcosofiaExperiênciaCuidado de si.A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa.Lepidus2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/319010.14295/remea.v27i0.3190REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190/1854Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbernaz, Roselaine MachadoLaurino, Débora2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3190Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Albernaz, Roselaine Machado
Educação Ambiental
Formação
Ecosofia
Experiência
Cuidado de si.
title_short FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Albernaz, Roselaine Machado
author_facet Albernaz, Roselaine Machado
Laurino, Débora
author_role author
author2 Laurino, Débora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albernaz, Roselaine Machado
Laurino, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Formação
Ecosofia
Experiência
Cuidado de si.
topic Educação Ambiental
Formação
Ecosofia
Experiência
Cuidado de si.
description A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190
10.14295/remea.v27i0.3190
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190/1854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782867886080