PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3234 |
Resumo: | O artigo apresenta pesquisa meta-analítica sobre o perfil dos autores presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 2002 a 2006. Foram analisados 54 trabalhos completos, com 97 autores. A análise e a tabulação dos autores partem da Plataforma Lattes, que possibilitou traçar o perfil do pesquisador com base no currículo, formação acadêmica, gênero dos trabalhos e coautoria, suas produções antes e depois do evento. A análise revelou que há predominância de autores doutores e doutorandos/as (45,4%) e de mestres e mestrandos/as (43,3%), prevalece o gênero feminino, com 72%, e 80% dos trabalhos possuem coautoria. Em relação ao Currículo Lattes, apenas 65% apresentam atualização e, em média, 85% produziram antes e depois do evento, indicando dinamismo e inserção acadêmica. De outro lado, pode-se destacar que a análise diacrônica aponta para a ligação da produção acadêmica com os processos formativos. |
id |
FURG-9_6b727140d24149ba264b6df2333d38b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3234 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006)AutoriaEducação AmbientalCurrículo Lattes.O artigo apresenta pesquisa meta-analítica sobre o perfil dos autores presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 2002 a 2006. Foram analisados 54 trabalhos completos, com 97 autores. A análise e a tabulação dos autores partem da Plataforma Lattes, que possibilitou traçar o perfil do pesquisador com base no currículo, formação acadêmica, gênero dos trabalhos e coautoria, suas produções antes e depois do evento. A análise revelou que há predominância de autores doutores e doutorandos/as (45,4%) e de mestres e mestrandos/as (43,3%), prevalece o gênero feminino, com 72%, e 80% dos trabalhos possuem coautoria. Em relação ao Currículo Lattes, apenas 65% apresentam atualização e, em média, 85% produziram antes e depois do evento, indicando dinamismo e inserção acadêmica. De outro lado, pode-se destacar que a análise diacrônica aponta para a ligação da produção acadêmica com os processos formativos.Lepidus2013-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/323410.14295/remea.v27i0.3234REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3234/1921Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Adriano CharlesSantos, Edvanderson Ramalho dosRosso, Ademir José2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3234Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
title |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
spellingShingle |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) Ferreira, Adriano Charles Autoria Educação Ambiental Currículo Lattes. |
title_short |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
title_full |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
title_fullStr |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
title_full_unstemmed |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
title_sort |
PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006) |
author |
Ferreira, Adriano Charles |
author_facet |
Ferreira, Adriano Charles Santos, Edvanderson Ramalho dos Rosso, Ademir José |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edvanderson Ramalho dos Rosso, Ademir José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Adriano Charles Santos, Edvanderson Ramalho dos Rosso, Ademir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Educação Ambiental Currículo Lattes. |
topic |
Autoria Educação Ambiental Currículo Lattes. |
description |
O artigo apresenta pesquisa meta-analítica sobre o perfil dos autores presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 2002 a 2006. Foram analisados 54 trabalhos completos, com 97 autores. A análise e a tabulação dos autores partem da Plataforma Lattes, que possibilitou traçar o perfil do pesquisador com base no currículo, formação acadêmica, gênero dos trabalhos e coautoria, suas produções antes e depois do evento. A análise revelou que há predominância de autores doutores e doutorandos/as (45,4%) e de mestres e mestrandos/as (43,3%), prevalece o gênero feminino, com 72%, e 80% dos trabalhos possuem coautoria. Em relação ao Currículo Lattes, apenas 65% apresentam atualização e, em média, 85% produziram antes e depois do evento, indicando dinamismo e inserção acadêmica. De outro lado, pode-se destacar que a análise diacrônica aponta para a ligação da produção acadêmica com os processos formativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3234 10.14295/remea.v27i0.3234 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3234 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3234/1921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782890954752 |