AVALIAÇÃO DO SUPORTE BIBLIOGRÁFICO DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPEDSUL (1998 – 2006)
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3901 |
Resumo: | artigo apresenta pesquisa documental sobre os suportes bibliográficos presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 1998 a 2006. Foram analisados 89 trabalhos completos, com 1062 referências. As referências foram classificadas em livros, capítulos de livros, artigos científicos, trabalhos de eventos científicos, monografias, dissertações, teses, documentos oficiais, documentos diversos e arquivos da internet. As Ciências Humanas e Sociais constituem as áreas de conhecimento mais contempladas, seguida da EA e, por último, das Ciências Naturais. A análise revelou que do total das referências, 74 % são livros e capítulos de livros e que apenas 16% representam a literatura acadêmica. A baixa frequência da literatura acadêmica indica que pesquisas anteriores são pouco consideradas. Essa é uma tendência a ser debatida pela EA, pois as políticas dos órgãos de fomento da pesquisa e pós-graduação têm priorizado os artigos científicos. |
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AVALIAÇÃO DO SUPORTE BIBLIOGRÁFICO DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPEDSUL (1998 – 2006)ANPEDSUL. Campo científico. Educação Ambiental. Suportes bibliográficos.artigo apresenta pesquisa documental sobre os suportes bibliográficos presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 1998 a 2006. Foram analisados 89 trabalhos completos, com 1062 referências. As referências foram classificadas em livros, capítulos de livros, artigos científicos, trabalhos de eventos científicos, monografias, dissertações, teses, documentos oficiais, documentos diversos e arquivos da internet. As Ciências Humanas e Sociais constituem as áreas de conhecimento mais contempladas, seguida da EA e, por último, das Ciências Naturais. A análise revelou que do total das referências, 74 % são livros e capítulos de livros e que apenas 16% representam a literatura acadêmica. A baixa frequência da literatura acadêmica indica que pesquisas anteriores são pouco consideradas. Essa é uma tendência a ser debatida pela EA, pois as políticas dos órgãos de fomento da pesquisa e pós-graduação têm priorizado os artigos científicos.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/390110.14295/remea.v24i0.3901REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3901/2328Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Adriano CharlesSantos, Edvanderson Ramalho dosRosso, Ademir José2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3901Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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