Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Santos, Luiz Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Jesus Costa, Jailton, Melo e Souza, Rosemeri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7327
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem passado por várias reformulações nos últimos anos e, apesar disso, pode criar obstáculos que comprometem a autonomia docente, a abordagem de temas locais e o ensino. O objetivo do presente estudo é discutir as implicações curriculares do ENEM para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local. Foram coletados dados bibliográficos e documentais, sendo analisadas as provas de Ciências Humanas e da Natureza do exame em questão, que comprovaram a pouca abordagem dos temas ambientais. Assim, observa-se que o ENEM raramente aborda questões locais em sua proposta, devendo a escola utilizar de outros instrumentos pedagógicos para melhor efetivação do ensino das Ciências Ambientais, na perspectiva de tentar aproximar os conteúdos estudados à realidade do aluno, unindo assim, teoria e prática. The National High School Examination (ENEM) has undergone several reformulations in recent years and, despite this, may create obstacles that compromise teacher autonomy, approach to local issues and teaching. The objective of the present study is to discuss the curricular implications of ENEM for the Environmental Science Teaching in local scale. Bibliographical and documentary data were collected and the Human and Natural Sciences tests of the exam in question were analyzed, that proved the small approach of the environmental themes. Thus, it is observed the ENEM little addresses local issues in its proposal. The school should use others pedagogical tools to better implement the teaching of Environmental Sciences, in the perspective of trying to approximate the studied contents to the student’s reality, thus uniting theory and practice. El Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) ha pasado por varias reformulaciones y, a pesar de ello, puede crear obstáculos que se pone en riesgo la autonomía docente, el abordaje de temas locales y la enseñanza. El objetivo de este estudio es discutir las implicaciones curriculares del ENEM para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local. Se recogieron los datos bibliográficos y documentales y se analizaron las pruebas de examen de Ciencias Humanas y Naturales, lo que demostró el poco enfoque de las cuestiones ambientales. Por lo tanto, se observa que el ENEM no aborda cuestiones locales, debiendo la escuela utilizar otras metodologías para desarrollo de la enseñanza de las Ciencias Ambientales, aproximando los contenidos estudiados a la realidad del alumno y uniendo teoría y práctica.
id FURG-9_6b8367c0e32e6939e802b3e26afdfeb9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7327
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala localEducação Básica. ENEM. Ensino de Ciências.O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem passado por várias reformulações nos últimos anos e, apesar disso, pode criar obstáculos que comprometem a autonomia docente, a abordagem de temas locais e o ensino. O objetivo do presente estudo é discutir as implicações curriculares do ENEM para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local. Foram coletados dados bibliográficos e documentais, sendo analisadas as provas de Ciências Humanas e da Natureza do exame em questão, que comprovaram a pouca abordagem dos temas ambientais. Assim, observa-se que o ENEM raramente aborda questões locais em sua proposta, devendo a escola utilizar de outros instrumentos pedagógicos para melhor efetivação do ensino das Ciências Ambientais, na perspectiva de tentar aproximar os conteúdos estudados à realidade do aluno, unindo assim, teoria e prática. The National High School Examination (ENEM) has undergone several reformulations in recent years and, despite this, may create obstacles that compromise teacher autonomy, approach to local issues and teaching. The objective of the present study is to discuss the curricular implications of ENEM for the Environmental Science Teaching in local scale. Bibliographical and documentary data were collected and the Human and Natural Sciences tests of the exam in question were analyzed, that proved the small approach of the environmental themes. Thus, it is observed the ENEM little addresses local issues in its proposal. The school should use others pedagogical tools to better implement the teaching of Environmental Sciences, in the perspective of trying to approximate the studied contents to the student’s reality, thus uniting theory and practice. El Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) ha pasado por varias reformulaciones y, a pesar de ello, puede crear obstáculos que se pone en riesgo la autonomía docente, el abordaje de temas locales y la enseñanza. El objetivo de este estudio es discutir las implicaciones curriculares del ENEM para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local. Se recogieron los datos bibliográficos y documentales y se analizaron las pruebas de examen de Ciencias Humanas y Naturales, lo que demostró el poco enfoque de las cuestiones ambientales. Por lo tanto, se observa que el ENEM no aborda cuestiones locales, debiendo la escuela utilizar otras metodologías para desarrollo de la enseñanza de las Ciencias Ambientales, aproximando los contenidos estudiados a la realidad del alumno y uniendo teoría y práctica.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/732710.14295/remea.v35i1.7327REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 4-201517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7327/5179Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Santos, Luiz Ricardode Jesus Costa, JailtonMelo e Souza, Rosemeri2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7327Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
title Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
spellingShingle Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
Oliveira Santos, Luiz Ricardo
Educação Básica. ENEM. Ensino de Ciências.
title_short Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
title_full Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
title_fullStr Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
title_full_unstemmed Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
title_sort Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala localNational High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scaleExamen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local
author Oliveira Santos, Luiz Ricardo
author_facet Oliveira Santos, Luiz Ricardo
de Jesus Costa, Jailton
Melo e Souza, Rosemeri
author_role author
author2 de Jesus Costa, Jailton
Melo e Souza, Rosemeri
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Santos, Luiz Ricardo
de Jesus Costa, Jailton
Melo e Souza, Rosemeri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica. ENEM. Ensino de Ciências.
topic Educação Básica. ENEM. Ensino de Ciências.
description O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem passado por várias reformulações nos últimos anos e, apesar disso, pode criar obstáculos que comprometem a autonomia docente, a abordagem de temas locais e o ensino. O objetivo do presente estudo é discutir as implicações curriculares do ENEM para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local. Foram coletados dados bibliográficos e documentais, sendo analisadas as provas de Ciências Humanas e da Natureza do exame em questão, que comprovaram a pouca abordagem dos temas ambientais. Assim, observa-se que o ENEM raramente aborda questões locais em sua proposta, devendo a escola utilizar de outros instrumentos pedagógicos para melhor efetivação do ensino das Ciências Ambientais, na perspectiva de tentar aproximar os conteúdos estudados à realidade do aluno, unindo assim, teoria e prática. The National High School Examination (ENEM) has undergone several reformulations in recent years and, despite this, may create obstacles that compromise teacher autonomy, approach to local issues and teaching. The objective of the present study is to discuss the curricular implications of ENEM for the Environmental Science Teaching in local scale. Bibliographical and documentary data were collected and the Human and Natural Sciences tests of the exam in question were analyzed, that proved the small approach of the environmental themes. Thus, it is observed the ENEM little addresses local issues in its proposal. The school should use others pedagogical tools to better implement the teaching of Environmental Sciences, in the perspective of trying to approximate the studied contents to the student’s reality, thus uniting theory and practice. El Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) ha pasado por varias reformulaciones y, a pesar de ello, puede crear obstáculos que se pone en riesgo la autonomía docente, el abordaje de temas locales y la enseñanza. El objetivo de este estudio es discutir las implicaciones curriculares del ENEM para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local. Se recogieron los datos bibliográficos y documentales y se analizaron las pruebas de examen de Ciencias Humanas y Naturales, lo que demostró el poco enfoque de las cuestiones ambientales. Por lo tanto, se observa que el ENEM no aborda cuestiones locales, debiendo la escuela utilizar otras metodologías para desarrollo de la enseñanza de las Ciencias Ambientales, aproximando los contenidos estudiados a la realidad del alumno y uniendo teoría y práctica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7327
10.14295/remea.v35i1.7327
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7327
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7327/5179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 4-20
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786082820096