O funcionamento discursivo do gênero canção no exame nacional do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Karol Costa.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27347
Resumo: Em 2009, o Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), lança uma Matriz de Referência que organiza o processo avaliativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). A partir desse ano, a elaboração das questões passa a ser norteada por “eixos cognitivos” e “competências e habilidades”, para cada área do conhecimento abordado, e o Exame começa a ser utilizado como principal recurso de seleção para o ingresso no ensino superior. Nota-se a presença dos gêneros discursivos na composição das questões do Exame relativas à prova de Linguagens. Em cada questão, é abordado determinado gênero discursivo, de que o autor da questão se utiliza para a avaliação de determinadas competências e habilidades previstas na Matriz de Referência. Dentre os vários gêneros discursivos abordados na prova de Linguagens do Enem, objetivou-se investigar o funcionamento discursivo do gênero canção, a fim de se compreender que processos discursivos caracterizam a inscrição desse gênero no discurso pedagógico do Exame. No intuito de, especificamente, verificar a historicidade do gênero canção no Enem, e as imagens de leitura e de sujeito-leitor produzidas no Exame, fez-se uso da abordagem teórica da Análise do Discurso de vertente pecheutiana, a fim de tratar da problemática do discurso, da produção de sujeitos e imagens de sujeitos, e de leitura sobre o gênero canção. Para fundamentar teoricamente o estudo do objeto de investigação dessa pesquisa, utilizou-se de pressupostos teóricos bakhtinianos sobre a problemática e definição de gêneros discursivos, e de estudos que tratam os gêneros discursivos como objeto histórico-cultural e/ou objeto de estudo e de ensino de língua materna. Esta pesquisa documental caracteriza-se como exploratória e qualitativa, através do aspecto descritivo-interpretativo utilizado para a análise dos dados coletados, isto é, questões que abordam a canção brasileira enquanto gênero discursivo e/ou tematizam sua historicidade. Como resultado geral de análise, observou-se que o Enem representa, em seu processo avaliativo, a constituição de uma imagem de gênero canção ora considerada em sua historicidade, ora constituída por simplificação e/ou apagamento da historicidade, pela ênfase dada a elementos linguístico-comunicativos. Verificou-se que a leitura desse gênero como prática de construção histórica é contemplada, não como tendência dominante do Exame, mas como mais uma leitura possível, em detrimento da leitura do gênero canção como prática de identificação/confirmação do saber sobre elementos linguísticos do português brasileiro. Concluiu-se que, embora o discurso do Enem direcione a produção de sentidos controladores e homogeneizantes do saber sobre a língua(gem), o funcionamento discursivo que predomina nas questões do Enem aponta para a produção de sentidos que escapam à constituição de imagem de leitor ideal, crítico e intérprete, em detrimento da imagem de leitor produzida pela correspondência e confirmação/identificação das leituras legitimadas pelo sujeito-autor do Exame, o que revela, para os professores e alunos que lidam com/sobre o Enem, processos discursivos que evidenciam heterogeneidade e/ou contradição sobre a discursividade da língua(gem).
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spelling O funcionamento discursivo do gênero canção no exame nacional do ensino médio.The discursive functioning of the song genre in the national high school exam.Gênero cançãoExame Nacional do Ensino Médio - ENEMENEM - Exame Nacional do Ensino MédioCanção Brasileira - questões do ENEMFuncionamento discursivo - cançãoAnálise de discursoLeituraHistoricidade no ENEMDiscursividade pedagógica no ENEMGênero - estudo ensino - literaturaSong genreNational High School Exam - ENEMENEM - National High School ExamBrazilian Song - ENEM questionsDiscursive functioning - songDiscourse analysisReadingHistoricity in ENEMPedagogical discourse in ENEMGenre - study teaching - literatureLinguísticaEm 2009, o Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), lança uma Matriz de Referência que organiza o processo avaliativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). A partir desse ano, a elaboração das questões passa a ser norteada por “eixos cognitivos” e “competências e habilidades”, para cada área do conhecimento abordado, e o Exame começa a ser utilizado como principal recurso de seleção para o ingresso no ensino superior. Nota-se a presença dos gêneros discursivos na composição das questões do Exame relativas à prova de Linguagens. Em cada questão, é abordado determinado gênero discursivo, de que o autor da questão se utiliza para a avaliação de determinadas competências e habilidades previstas na Matriz de Referência. Dentre os vários gêneros discursivos abordados na prova de Linguagens do Enem, objetivou-se investigar o funcionamento discursivo do gênero canção, a fim de se compreender que processos discursivos caracterizam a inscrição desse gênero no discurso pedagógico do Exame. No intuito de, especificamente, verificar a historicidade do gênero canção no Enem, e as imagens de leitura e de sujeito-leitor produzidas no Exame, fez-se uso da abordagem teórica da Análise do Discurso de vertente pecheutiana, a fim de tratar da problemática do discurso, da produção de sujeitos e imagens de sujeitos, e de leitura sobre o gênero canção. Para fundamentar teoricamente o estudo do objeto de investigação dessa pesquisa, utilizou-se de pressupostos teóricos bakhtinianos sobre a problemática e definição de gêneros discursivos, e de estudos que tratam os gêneros discursivos como objeto histórico-cultural e/ou objeto de estudo e de ensino de língua materna. Esta pesquisa documental caracteriza-se como exploratória e qualitativa, através do aspecto descritivo-interpretativo utilizado para a análise dos dados coletados, isto é, questões que abordam a canção brasileira enquanto gênero discursivo e/ou tematizam sua historicidade. Como resultado geral de análise, observou-se que o Enem representa, em seu processo avaliativo, a constituição de uma imagem de gênero canção ora considerada em sua historicidade, ora constituída por simplificação e/ou apagamento da historicidade, pela ênfase dada a elementos linguístico-comunicativos. Verificou-se que a leitura desse gênero como prática de construção histórica é contemplada, não como tendência dominante do Exame, mas como mais uma leitura possível, em detrimento da leitura do gênero canção como prática de identificação/confirmação do saber sobre elementos linguísticos do português brasileiro. Concluiu-se que, embora o discurso do Enem direcione a produção de sentidos controladores e homogeneizantes do saber sobre a língua(gem), o funcionamento discursivo que predomina nas questões do Enem aponta para a produção de sentidos que escapam à constituição de imagem de leitor ideal, crítico e intérprete, em detrimento da imagem de leitor produzida pela correspondência e confirmação/identificação das leituras legitimadas pelo sujeito-autor do Exame, o que revela, para os professores e alunos que lidam com/sobre o Enem, processos discursivos que evidenciam heterogeneidade e/ou contradição sobre a discursividade da língua(gem).The discursive functioning of the song genre in the national high school exam. In 2009, the Ministério da Educação (MEC), through Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), launches a Reference Matrix that organizes the evaluation process of the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) in four areas of knowledge (Languages, Mathematics, Social Sciences and Natural Sciences). From this year, the preparation of the questions shall be guided by the "cognitive axis" and "competences and abilities" for each area of knowledge covered, and the Exam begins to be used as the main selection feature to ingress the higher education. It is noticed the presence of discursive genres in the composition of the Exam questions related to Languages test. In each question is discussed a particular discursive genre, that the author of the question uses for the evaluation of certain competencies and skills provided in the Reference Matrix. Among the various discursive genres covered in Enem Languages test, the objective was to investigate the discursive function of the genre song, in order to understand that the discursive processes characterizes the inclusion of the genre in the pedagogical discourse of the Exam. The purpose of specifically verify the historicity of the genre song in Enem, and images of reading and subject-reader produced in the Exam, it was made use of the theoretical approach of discourse analysis from Pecheutian aspect, in order to deal with the issue of the the discourse, the production of subjects and subject images, and the reading about the genre song. To theoretically support the study of this research object of investigation, we used theoretical Bakhtinian assumptions about the problem and definition of discursive genres, and studies dealing with discursive genres as historical and cultural object and/or object of study and teaching mother language. This documentary research is characterized as exploratory and qualitative, through the descriptive and interpretative aspect used for the analysis of the collected data, that is, questions that address the Brazilian music as a discursive genre and/or thematize its historicity. As a result of analysis it was observed that the Enem represents, in its evaluation process, the constitution of an image of genre song sometimes considered in its historicity, sometimes composed of simplification and/or deletion of historicity, by the emphasis on linguistic-comunicative elements. It was verified that the reading of this genre as a historical building practice is contemplated not as prevailing trend of the Exam, but as another possible reading, rather than reading the genre song as practice identification/confirmation of knowledge of linguistic elements of Brazilian Portuguese. It was concluded that, although the Enem discourse route the production of controllers and homogenizing senses of knowledge about lang/language, it was observed that the discursive operation that prevails in Enem questions points to the production of meanings that escapes from constitution of the ideal reader image, critic and interpreter, in detriment of the reader image produced by the matching and confirmation/identification of readings legitimated by the subject-author of the Exam, which reveals, for teachers and students that deal with/about the Enem, the discursive processes that show heterogeneity and/or contradiction on the discourse of the lang/language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGFARIAS, Washington Silva de.FARIAS, W. S.http://lattes.cnpq.br/7286804892761462ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.ARCOVERDE, R. D. L.RODRIGUES, Linduarte Pereira.RODRIGUES, L. 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description Em 2009, o Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), lança uma Matriz de Referência que organiza o processo avaliativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). A partir desse ano, a elaboração das questões passa a ser norteada por “eixos cognitivos” e “competências e habilidades”, para cada área do conhecimento abordado, e o Exame começa a ser utilizado como principal recurso de seleção para o ingresso no ensino superior. Nota-se a presença dos gêneros discursivos na composição das questões do Exame relativas à prova de Linguagens. Em cada questão, é abordado determinado gênero discursivo, de que o autor da questão se utiliza para a avaliação de determinadas competências e habilidades previstas na Matriz de Referência. Dentre os vários gêneros discursivos abordados na prova de Linguagens do Enem, objetivou-se investigar o funcionamento discursivo do gênero canção, a fim de se compreender que processos discursivos caracterizam a inscrição desse gênero no discurso pedagógico do Exame. No intuito de, especificamente, verificar a historicidade do gênero canção no Enem, e as imagens de leitura e de sujeito-leitor produzidas no Exame, fez-se uso da abordagem teórica da Análise do Discurso de vertente pecheutiana, a fim de tratar da problemática do discurso, da produção de sujeitos e imagens de sujeitos, e de leitura sobre o gênero canção. Para fundamentar teoricamente o estudo do objeto de investigação dessa pesquisa, utilizou-se de pressupostos teóricos bakhtinianos sobre a problemática e definição de gêneros discursivos, e de estudos que tratam os gêneros discursivos como objeto histórico-cultural e/ou objeto de estudo e de ensino de língua materna. Esta pesquisa documental caracteriza-se como exploratória e qualitativa, através do aspecto descritivo-interpretativo utilizado para a análise dos dados coletados, isto é, questões que abordam a canção brasileira enquanto gênero discursivo e/ou tematizam sua historicidade. Como resultado geral de análise, observou-se que o Enem representa, em seu processo avaliativo, a constituição de uma imagem de gênero canção ora considerada em sua historicidade, ora constituída por simplificação e/ou apagamento da historicidade, pela ênfase dada a elementos linguístico-comunicativos. Verificou-se que a leitura desse gênero como prática de construção histórica é contemplada, não como tendência dominante do Exame, mas como mais uma leitura possível, em detrimento da leitura do gênero canção como prática de identificação/confirmação do saber sobre elementos linguísticos do português brasileiro. Concluiu-se que, embora o discurso do Enem direcione a produção de sentidos controladores e homogeneizantes do saber sobre a língua(gem), o funcionamento discursivo que predomina nas questões do Enem aponta para a produção de sentidos que escapam à constituição de imagem de leitor ideal, crítico e intérprete, em detrimento da imagem de leitor produzida pela correspondência e confirmação/identificação das leituras legitimadas pelo sujeito-autor do Exame, o que revela, para os professores e alunos que lidam com/sobre o Enem, processos discursivos que evidenciam heterogeneidade e/ou contradição sobre a discursividade da língua(gem).
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