O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gautério, Bruna Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sartorio, Letícia Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10959
Resumo: A análise das mudanças ambientais é importante para compreender a dinâmica ambiental. Com isso, o ser humano necessita da formação de conscientização ambiental perante sua preservação, bem como de conhecer cartograficamente o local em que está inserido. Assim, é necessário levar para a sala de aula as mudanças que ocorrem no meio ambiente. Para facilitar esse processo utilizam-se produtos oriundos das geotecnologias para compreender o tema ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar um mapa elaborado através das geotecnologias, como forma de material didático para uso dos educadores ambientais, através de um mapeamento de cenário de elevação do nível médio do mar, com informações cartográficas processadas em software SIG, para então retratar o cenário da realidade ambiental do município do Rio Grande e da população residente.
id FURG-9_6ec969a85df0c2b9c1bc5849529f4194
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10959
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aulaGeoprocessamentoCiência geográficaCartografia digitalA análise das mudanças ambientais é importante para compreender a dinâmica ambiental. Com isso, o ser humano necessita da formação de conscientização ambiental perante sua preservação, bem como de conhecer cartograficamente o local em que está inserido. Assim, é necessário levar para a sala de aula as mudanças que ocorrem no meio ambiente. Para facilitar esse processo utilizam-se produtos oriundos das geotecnologias para compreender o tema ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar um mapa elaborado através das geotecnologias, como forma de material didático para uso dos educadores ambientais, através de um mapeamento de cenário de elevação do nível médio do mar, com informações cartográficas processadas em software SIG, para então retratar o cenário da realidade ambiental do município do Rio Grande e da população residente.Lepidus2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1095910.14295/remea.v37i1.10959REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 264-2771517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10959/7310Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGautério, Bruna CavalcantiSartorio, Letícia Figueiredo2022-08-30T13:18:29Zoai:periodicos.furg.br:article/10959Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:29Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
title O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
spellingShingle O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
Gautério, Bruna Cavalcanti
Geoprocessamento
Ciência geográfica
Cartografia digital
title_short O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
title_full O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
title_fullStr O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
title_full_unstemmed O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
title_sort O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula
author Gautério, Bruna Cavalcanti
author_facet Gautério, Bruna Cavalcanti
Sartorio, Letícia Figueiredo
author_role author
author2 Sartorio, Letícia Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gautério, Bruna Cavalcanti
Sartorio, Letícia Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Geoprocessamento
Ciência geográfica
Cartografia digital
topic Geoprocessamento
Ciência geográfica
Cartografia digital
description A análise das mudanças ambientais é importante para compreender a dinâmica ambiental. Com isso, o ser humano necessita da formação de conscientização ambiental perante sua preservação, bem como de conhecer cartograficamente o local em que está inserido. Assim, é necessário levar para a sala de aula as mudanças que ocorrem no meio ambiente. Para facilitar esse processo utilizam-se produtos oriundos das geotecnologias para compreender o tema ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar um mapa elaborado através das geotecnologias, como forma de material didático para uso dos educadores ambientais, através de um mapeamento de cenário de elevação do nível médio do mar, com informações cartográficas processadas em software SIG, para então retratar o cenário da realidade ambiental do município do Rio Grande e da população residente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10959
10.14295/remea.v37i1.10959
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10959
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i1.10959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10959/7310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 264-277
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787288682496