O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11608 |
Resumo: | É fundamental compreender que os avanços tecnológicos hoje se inserem na educação, como o exemplo das geotecnologias. Mediante as aulas de Geografia no contexto do ensino de Cartografia a utilização das geotecnologias, pode representar uma ferramenta que auxilia o discente a observar e entender conceitos como: espaço, paisagem, lugar, região, escalas ou conhecer lugares geograficamente distante, assim, propiciando novas experiências. Contudo, é fundamental que os professores tenham o conhecimento sobre os diferentes tipos de geotecnologias. Dessa forma, o estudo proposto mostra o site “Fortaleza em Mapas” como ferramenta pedagógica para os alunos de escolas no município de Fortaleza. Em decorrência do momento atípico vivenciado em todo o mundo de COVID-19, é fundamental destacar que o trabalho é uma proposta metodológica. Hoje ao trabalhar metodologias alternativas do ensino de Geografia é importante ser atrelado às competências e habilidades da BNCC, com o intuito de orientar a aprendizagem dos discentes. Práticas como esta são alicerçadas por meio da metodologia da pesquisa-ação, com a finalidade de vivenciar e analisar o objeto de estudo. Assim, o estudo pretende auxiliar docentes na construção de aulas mais dinâmicas e atrativas ao realizar a análise de diferentes bairros do município de Fortaleza. É evidenciado que a utilização de metodologias como essas podem proporcionar uma maior interação entre alunos na aula de Geografia. Sabemos o quanto é importante desmistificar a Geografia enquanto uma disciplina decorativa e mecânica em sala de aula. O site “Fortaleza em Mapas” propicia uma melhor compreensão por parte dos alunos, visto que, por se tratar de um local que faz parte do seu dia a dia, facilita a explicação e a compreensão. O intuito de utilizar essa ferramenta é propor debates em sala que promovam o desenvolvimento crítico dos alunos, além de fazê-los entender os principais aspectos de um mapa. |
id |
UFPI-2_d9592d7d258ab511dd906f259ea65075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/11608 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICAEnsino de GeografiaGeotecnologias. Ensino de Geografia. Cartografia. BNCC.É fundamental compreender que os avanços tecnológicos hoje se inserem na educação, como o exemplo das geotecnologias. Mediante as aulas de Geografia no contexto do ensino de Cartografia a utilização das geotecnologias, pode representar uma ferramenta que auxilia o discente a observar e entender conceitos como: espaço, paisagem, lugar, região, escalas ou conhecer lugares geograficamente distante, assim, propiciando novas experiências. Contudo, é fundamental que os professores tenham o conhecimento sobre os diferentes tipos de geotecnologias. Dessa forma, o estudo proposto mostra o site “Fortaleza em Mapas” como ferramenta pedagógica para os alunos de escolas no município de Fortaleza. Em decorrência do momento atípico vivenciado em todo o mundo de COVID-19, é fundamental destacar que o trabalho é uma proposta metodológica. Hoje ao trabalhar metodologias alternativas do ensino de Geografia é importante ser atrelado às competências e habilidades da BNCC, com o intuito de orientar a aprendizagem dos discentes. Práticas como esta são alicerçadas por meio da metodologia da pesquisa-ação, com a finalidade de vivenciar e analisar o objeto de estudo. Assim, o estudo pretende auxiliar docentes na construção de aulas mais dinâmicas e atrativas ao realizar a análise de diferentes bairros do município de Fortaleza. É evidenciado que a utilização de metodologias como essas podem proporcionar uma maior interação entre alunos na aula de Geografia. Sabemos o quanto é importante desmistificar a Geografia enquanto uma disciplina decorativa e mecânica em sala de aula. O site “Fortaleza em Mapas” propicia uma melhor compreensão por parte dos alunos, visto que, por se tratar de um local que faz parte do seu dia a dia, facilita a explicação e a compreensão. O intuito de utilizar essa ferramenta é propor debates em sala que promovam o desenvolvimento crítico dos alunos, além de fazê-los entender os principais aspectos de um mapa.UFPILaboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO, Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Prae/Uece.Nunes da Silva, Thaís HelenaAraújo, Bruna Gabriele de Oliveira Araújoda Cruz, Maria Lúcia Brito2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1160810.26694/equador.v9i4.11608REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 4 (2020); 237 - 2522317-349110.26694/equador.v9i4reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11608/7027Direitos autorais 2020 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-15T17:21:42Zoai:ojs.10.22.15.19:article/11608Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-12-15T17:21:42Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
title |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
spellingShingle |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Nunes da Silva, Thaís Helena Ensino de Geografia Geotecnologias. Ensino de Geografia. Cartografia. BNCC. |
title_short |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
title_full |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
title_fullStr |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
title_sort |
O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
author |
Nunes da Silva, Thaís Helena |
author_facet |
Nunes da Silva, Thaís Helena Araújo, Bruna Gabriele de Oliveira Araújo da Cruz, Maria Lúcia Brito |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Bruna Gabriele de Oliveira Araújo da Cruz, Maria Lúcia Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO, Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - Prae/Uece. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes da Silva, Thaís Helena Araújo, Bruna Gabriele de Oliveira Araújo da Cruz, Maria Lúcia Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Geotecnologias. Ensino de Geografia. Cartografia. BNCC. |
topic |
Ensino de Geografia Geotecnologias. Ensino de Geografia. Cartografia. BNCC. |
description |
É fundamental compreender que os avanços tecnológicos hoje se inserem na educação, como o exemplo das geotecnologias. Mediante as aulas de Geografia no contexto do ensino de Cartografia a utilização das geotecnologias, pode representar uma ferramenta que auxilia o discente a observar e entender conceitos como: espaço, paisagem, lugar, região, escalas ou conhecer lugares geograficamente distante, assim, propiciando novas experiências. Contudo, é fundamental que os professores tenham o conhecimento sobre os diferentes tipos de geotecnologias. Dessa forma, o estudo proposto mostra o site “Fortaleza em Mapas” como ferramenta pedagógica para os alunos de escolas no município de Fortaleza. Em decorrência do momento atípico vivenciado em todo o mundo de COVID-19, é fundamental destacar que o trabalho é uma proposta metodológica. Hoje ao trabalhar metodologias alternativas do ensino de Geografia é importante ser atrelado às competências e habilidades da BNCC, com o intuito de orientar a aprendizagem dos discentes. Práticas como esta são alicerçadas por meio da metodologia da pesquisa-ação, com a finalidade de vivenciar e analisar o objeto de estudo. Assim, o estudo pretende auxiliar docentes na construção de aulas mais dinâmicas e atrativas ao realizar a análise de diferentes bairros do município de Fortaleza. É evidenciado que a utilização de metodologias como essas podem proporcionar uma maior interação entre alunos na aula de Geografia. Sabemos o quanto é importante desmistificar a Geografia enquanto uma disciplina decorativa e mecânica em sala de aula. O site “Fortaleza em Mapas” propicia uma melhor compreensão por parte dos alunos, visto que, por se tratar de um local que faz parte do seu dia a dia, facilita a explicação e a compreensão. O intuito de utilizar essa ferramenta é propor debates em sala que promovam o desenvolvimento crítico dos alunos, além de fazê-los entender os principais aspectos de um mapa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11608 10.26694/equador.v9i4.11608 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11608 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v9i4.11608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11608/7027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 4 (2020); 237 - 252 2317-3491 10.26694/equador.v9i4 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756063502761984 |