Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6903 |
Resumo: | Este trabalho reúne as reflexões iniciais no diálogo de reconhecimento da Pedagogia Cosmocena como uma possibilidade de reperesentação ou ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular recortada pelas práticas do Candomblé. A tematização da religiosidade afrobrasileira se faz necessária devido esta pedagogia expressar a multidimensionalidade caracterizada, dentre outros princípios, como biopsicossocioambientespiritual. Este exercício caracteriza as primeiras aproximações sobre o tema e para tanto requer no espaço acadêmico imprimir sua resistência ensejando estimular o debate sobre as diferentes epistemologias e, principalmente o respeito a toda forma de existência em contato com o cosmos. |
id |
FURG-9_709d48e174f0ebc0b4e785c9c09f4b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6903 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental PopularPedagogia CosmocenaCandombléEducação Ambiental PopularEste trabalho reúne as reflexões iniciais no diálogo de reconhecimento da Pedagogia Cosmocena como uma possibilidade de reperesentação ou ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular recortada pelas práticas do Candomblé. A tematização da religiosidade afrobrasileira se faz necessária devido esta pedagogia expressar a multidimensionalidade caracterizada, dentre outros princípios, como biopsicossocioambientespiritual. Este exercício caracteriza as primeiras aproximações sobre o tema e para tanto requer no espaço acadêmico imprimir sua resistência ensejando estimular o debate sobre as diferentes epistemologias e, principalmente o respeito a toda forma de existência em contato com o cosmos.Lepidus2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/690310.14295/remea.v0i0.6903REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 225-2381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6903/4531Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Everton Fêrrêr dePereira, Vilmar AlvesOliveira, Helena Beatriz Costa de2018-03-21T00:06:29Zoai:periodicos.furg.br:article/6903Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:06:29Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
title |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
spellingShingle |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular Oliveira, Everton Fêrrêr de Pedagogia Cosmocena Candomblé Educação Ambiental Popular |
title_short |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
title_full |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
title_fullStr |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
title_sort |
Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular |
author |
Oliveira, Everton Fêrrêr de |
author_facet |
Oliveira, Everton Fêrrêr de Pereira, Vilmar Alves Oliveira, Helena Beatriz Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Vilmar Alves Oliveira, Helena Beatriz Costa de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Everton Fêrrêr de Pereira, Vilmar Alves Oliveira, Helena Beatriz Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Cosmocena Candomblé Educação Ambiental Popular |
topic |
Pedagogia Cosmocena Candomblé Educação Ambiental Popular |
description |
Este trabalho reúne as reflexões iniciais no diálogo de reconhecimento da Pedagogia Cosmocena como uma possibilidade de reperesentação ou ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular recortada pelas práticas do Candomblé. A tematização da religiosidade afrobrasileira se faz necessária devido esta pedagogia expressar a multidimensionalidade caracterizada, dentre outros princípios, como biopsicossocioambientespiritual. Este exercício caracteriza as primeiras aproximações sobre o tema e para tanto requer no espaço acadêmico imprimir sua resistência ensejando estimular o debate sobre as diferentes epistemologias e, principalmente o respeito a toda forma de existência em contato com o cosmos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6903 10.14295/remea.v0i0.6903 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6903 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.6903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6903/4531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 225-238 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785546997760 |