ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vilmar Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965
Resumo: Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos.
id FURG-9_5413f169dc6bec3a0e931747fc50766f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5965
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação AmbientalAntropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano.Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos.Lepidus2016-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/596510.14295/remea.v0i0.5965REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição Especial: Da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida; 138 - 1621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965/3687Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar Alves2020-11-16T20:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/5965Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
title ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
spellingShingle ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
Pereira, Vilmar Alves
Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano.
title_short ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
title_full ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
title_fullStr ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
title_full_unstemmed ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
title_sort ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
author Pereira, Vilmar Alves
author_facet Pereira, Vilmar Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano.
topic Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano.
description Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965
10.14295/remea.v0i0.5965
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.5965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965/3687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição Especial: Da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida; 138 - 162
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785473597440