ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965 |
Resumo: | Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos. |
id |
FURG-9_5413f169dc6bec3a0e931747fc50766f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5965 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação AmbientalAntropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano.Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos.Lepidus2016-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/596510.14295/remea.v0i0.5965REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição Especial: Da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida; 138 - 1621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965/3687Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar Alves2020-11-16T20:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/5965Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
title |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
spellingShingle |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental Pereira, Vilmar Alves Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano. |
title_short |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
title_full |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
title_fullStr |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
title_sort |
ECOLOGIA COSMOCENA: uma perspectiva ontológica para Educação Ambiental |
author |
Pereira, Vilmar Alves |
author_facet |
Pereira, Vilmar Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vilmar Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano. |
topic |
Antropocena. Ecologia. Cosmocena. Reposicionamento. Humano. |
description |
Este texto tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e a humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965 10.14295/remea.v0i0.5965 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.5965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5965/3687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição Especial: Da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida; 138 - 162 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785473597440 |