ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Jussara Botelho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Molon, Susana Inês 
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3023
Resumo: Busco apresentar algumas reflexões que têm como origem a dissertação em educação ambiental que trata da educação de trabalhadores, adultos, no Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela FTIA/RS – Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do RS. O foco em discussão é perceber em que medida o sentido indireto da ação do Projeto Integrar, pela trama de relações e transações estabelecidas a partir da experiência vivida, foi ou não determinante na construção da cidadania dos sujeitos pesquisados A perspectiva socioambiental anunciada projeta-se para além do ecossistema natural. É percebida como um espaço histórico de lutas em torno de outro projeto político, que se materializa nos conflitos e nas tensões das relações sociais ao optar por um dos pólos da luta de classe que busca reforçar o poder popular com a finalidade de romper à lógica do capital e construir outras alternativas sociais. A construção teórico-metodológica e os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador defendido como categoria do materialismo histórico e utilizado como categoria de análise e, dos subtemas que dele emergiram entre eles Participação e Cidadania, aqui enfocado.
id FURG-9_719600f92bf0f5fafb201240d71bfe0d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3023
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSEeducação ambiental não formal de adultosparticipaçãocidadania.Busco apresentar algumas reflexões que têm como origem a dissertação em educação ambiental que trata da educação de trabalhadores, adultos, no Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela FTIA/RS – Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do RS. O foco em discussão é perceber em que medida o sentido indireto da ação do Projeto Integrar, pela trama de relações e transações estabelecidas a partir da experiência vivida, foi ou não determinante na construção da cidadania dos sujeitos pesquisados A perspectiva socioambiental anunciada projeta-se para além do ecossistema natural. É percebida como um espaço histórico de lutas em torno de outro projeto político, que se materializa nos conflitos e nas tensões das relações sociais ao optar por um dos pólos da luta de classe que busca reforçar o poder popular com a finalidade de romper à lógica do capital e construir outras alternativas sociais. A construção teórico-metodológica e os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador defendido como categoria do materialismo histórico e utilizado como categoria de análise e, dos subtemas que dele emergiram entre eles Participação e Cidadania, aqui enfocado.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/302310.14295/remea.v17i0.3023REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3023/1745Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Jussara BotelhoMolon, Susana Inês 2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3023Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
title ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
spellingShingle ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
Franco, Jussara Botelho
educação ambiental não formal de adultos
participação
cidadania.
title_short ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
title_full ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
title_fullStr ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
title_full_unstemmed ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
title_sort ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL: ENSINANDO E APRENDENDO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E DE CLASSE
author Franco, Jussara Botelho
author_facet Franco, Jussara Botelho
Molon, Susana Inês 
author_role author
author2 Molon, Susana Inês 
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Jussara Botelho
Molon, Susana Inês 
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental não formal de adultos
participação
cidadania.
topic educação ambiental não formal de adultos
participação
cidadania.
description Busco apresentar algumas reflexões que têm como origem a dissertação em educação ambiental que trata da educação de trabalhadores, adultos, no Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela FTIA/RS – Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do RS. O foco em discussão é perceber em que medida o sentido indireto da ação do Projeto Integrar, pela trama de relações e transações estabelecidas a partir da experiência vivida, foi ou não determinante na construção da cidadania dos sujeitos pesquisados A perspectiva socioambiental anunciada projeta-se para além do ecossistema natural. É percebida como um espaço histórico de lutas em torno de outro projeto político, que se materializa nos conflitos e nas tensões das relações sociais ao optar por um dos pólos da luta de classe que busca reforçar o poder popular com a finalidade de romper à lógica do capital e construir outras alternativas sociais. A construção teórico-metodológica e os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador defendido como categoria do materialismo histórico e utilizado como categoria de análise e, dos subtemas que dele emergiram entre eles Participação e Cidadania, aqui enfocado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3023
10.14295/remea.v17i0.3023
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3023
identifier_str_mv 10.14295/remea.v17i0.3023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3023/1745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782364569600