Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231 |
Resumo: | This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes, inside cluster fight established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups. |
id |
FURG-12_dfc92288bcd74da8dfddb53a8228415f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1231 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeitoEducação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito.This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes, inside cluster fight established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups.O artigo reúne percepções da investigação realizada no ano de 2000, na cidade do Rio Grande, junto ao Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul, que entre outras práticas educativas certificou o ensino fundamental a adultos, trabalhadores e trabalhadoras, (desempregados e empregados). O objetivo do estudo foi perceber como o espaço não formal oferecido educa os trabalhadores; se os submetendo à dominação exercida pelo capital ou possibilitando que construam um conhecimento próprio e necessário para o enfrentamento com a realidade posta pela classe dominante, dentro da luta de classes estabelecida, não para ajustar-se a ela, mas para superá-la, construindo novas relações sociais em que todos possam ao constituir-se como sujeito, exercer plenamente a sua humanidade. No sentido apontado, após situar os pesquisados em seu contexto sócio-histórico econômico e cultural procuro perceber em que medida essa vivência foi determinante como espaço mediador na constituição dos sujeitos, individual e coletivamente.Lepidus2010-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231Revista Didática Sistêmica; v. 5 (2007); 23-341809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231/526Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Jussara BotelhoMolon, Susana Inês2018-11-08T19:03:06Zoai:periodicos.furg.br:article/1231Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:03:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
title |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
spellingShingle |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito Franco, Jussara Botelho Educação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito. |
title_short |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
title_full |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
title_fullStr |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
title_full_unstemmed |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
title_sort |
Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito |
author |
Franco, Jussara Botelho |
author_facet |
Franco, Jussara Botelho Molon, Susana Inês |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Susana Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Jussara Botelho Molon, Susana Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito. |
topic |
Educação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito. |
description |
This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes, inside cluster fight established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231/526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 5 (2007); 23-34 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939453837312 |