Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Jussara Botelho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Molon, Susana Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231
Resumo: This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes, inside cluster fight established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups.
id FURG-12_dfc92288bcd74da8dfddb53a8228415f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1231
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeitoEducação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito.This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes, inside cluster fight established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups.O artigo reúne percepções da investigação realizada no ano de 2000, na cidade do Rio Grande, junto ao Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul, que entre outras práticas educativas certificou o ensino fundamental a adultos, trabalhadores e trabalhadoras, (desempregados e empregados). O objetivo do estudo foi perceber como o espaço não formal oferecido educa os trabalhadores; se os submetendo à dominação exercida pelo capital ou possibilitando que construam um conhecimento próprio e necessário para o enfrentamento com a realidade posta pela classe dominante, dentro da luta de classes estabelecida, não para ajustar-se a ela, mas para superá-la, construindo novas relações sociais em que todos possam ao constituir-se como sujeito, exercer plenamente a sua humanidade. No sentido apontado, após situar os pesquisados em seu contexto sócio-histórico econômico e cultural procuro perceber em que medida essa vivência foi determinante como espaço mediador na constituição dos sujeitos, individual e coletivamente.Lepidus2010-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231Revista Didática Sistêmica; v. 5 (2007); 23-341809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231/526Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Jussara BotelhoMolon, Susana Inês2018-11-08T19:03:06Zoai:periodicos.furg.br:article/1231Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:03:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
title Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
spellingShingle Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
Franco, Jussara Botelho
Educação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito.
title_short Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
title_full Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
title_fullStr Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
title_full_unstemmed Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
title_sort Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito
author Franco, Jussara Botelho
author_facet Franco, Jussara Botelho
Molon, Susana Inês
author_role author
author2 Molon, Susana Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Jussara Botelho
Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito.
topic Educação não formal. Educação de adultos. Constituição do sujeito.
description This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes, inside cluster fight established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1231/526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 5 (2007); 23-34
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939453837312