Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luciana Simões Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bomfim, Alexandre Maia do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7353
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão que problematiza riscos ambientais, o individualismo crescente e a relação entre a construção de subjetividades e a estética hegemônica, de objetificação da natureza. Levantamos a importância em desenvolver a sensibilidade dos indivíduos, propondo uma estética crítica, voltada para a contemplação da realidade, contrapondo-se aos valores construídos pela sociedade de mercado. Os resultados da pesquisa correspondem primeiramente às concepções prévias dos alunos sobre meio ambiente e arte, bem como sua identificação com o meio. Apresentamos também, manifestações da interiorização de imagens associadas ao consumo, em contrapartida com figuras associadas a elementos naturais. Alcançamos aqui que existe um processo de alienação da natureza, evidenciado na estética que está em disputa e sob a qual se faz (e também se disputa) a Educação Ambiental. El presente artículo presenta una reflexión que problematiza riesgos ambientales, el individualismo creciente y la relación entre la construcción de subjetividades y la estética hegemónica, de objetivación de la naturaleza. Levantamos la importancia en desarrollar la sensibilidad de los individuos, proponiendo una estética crítica, volcada hacia la contemplación de la realidad, contraponiéndose a los valores construidos por la sociedad de mercado. Los resultados de la investigación corresponden principalmente a las concepciones previas de los alumnos sobre medio ambiente y arte, así como su identificación con el medio. También presentamos manifestaciones de la interiorización de imágenes asociadas al consumo, en contrapartida con figuras asociadas a elementos naturales. Alcanzamos aquí que existe un proceso de alienación de la naturaleza, evidenciado en la estética que está en disputa y bajo la cual se hace (y también se disputa) la Educación Ambiental. The present article presents a reflection that problematizes environmental risks, the increasing individualism and the relation between the construction of subjectivities and the hegemonic aesthetics, of objectification of nature. We raise the importance of developing the sensitivity of individuals, proposing a critical aesthetics, aimed at the contemplation of reality, in opposition to the values constructed by the market society. The results of the research correspond primarily to students' previous conceptions about environment and art, as well as their identification with the environment. We also present manifestations of the interiorization of images associated with consumption, in counterpart with figures associated with natural elements. We find here that there is a process of alienation of nature, evidenced in the aesthetics that is in dispute and under which the Environmental Education is made (and also contested).
id FURG-9_74830e079cc582ed7a445b006382d565
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7353
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da naturezaEducação AmbientalEstética e Meio AmbienteEstética CríticaAmbientes UrbanosEducação Ambiental CríticaO presente artigo apresenta uma reflexão que problematiza riscos ambientais, o individualismo crescente e a relação entre a construção de subjetividades e a estética hegemônica, de objetificação da natureza. Levantamos a importância em desenvolver a sensibilidade dos indivíduos, propondo uma estética crítica, voltada para a contemplação da realidade, contrapondo-se aos valores construídos pela sociedade de mercado. Os resultados da pesquisa correspondem primeiramente às concepções prévias dos alunos sobre meio ambiente e arte, bem como sua identificação com o meio. Apresentamos também, manifestações da interiorização de imagens associadas ao consumo, em contrapartida com figuras associadas a elementos naturais. Alcançamos aqui que existe um processo de alienação da natureza, evidenciado na estética que está em disputa e sob a qual se faz (e também se disputa) a Educação Ambiental. El presente artículo presenta una reflexión que problematiza riesgos ambientales, el individualismo creciente y la relación entre la construcción de subjetividades y la estética hegemónica, de objetivación de la naturaleza. Levantamos la importancia en desarrollar la sensibilidad de los individuos, proponiendo una estética crítica, volcada hacia la contemplación de la realidad, contraponiéndose a los valores construidos por la sociedad de mercado. Los resultados de la investigación corresponden principalmente a las concepciones previas de los alumnos sobre medio ambiente y arte, así como su identificación con el medio. También presentamos manifestaciones de la interiorización de imágenes asociadas al consumo, en contrapartida con figuras asociadas a elementos naturales. Alcanzamos aquí que existe un proceso de alienación de la naturaleza, evidenciado en la estética que está en disputa y bajo la cual se hace (y también se disputa) la Educación Ambiental. The present article presents a reflection that problematizes environmental risks, the increasing individualism and the relation between the construction of subjectivities and the hegemonic aesthetics, of objectification of nature. We raise the importance of developing the sensitivity of individuals, proposing a critical aesthetics, aimed at the contemplation of reality, in opposition to the values constructed by the market society. The results of the research correspond primarily to students' previous conceptions about environment and art, as well as their identification with the environment. We also present manifestations of the interiorization of images associated with consumption, in counterpart with figures associated with natural elements. We find here that there is a process of alienation of nature, evidenced in the aesthetics that is in dispute and under which the Environmental Education is made (and also contested).Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/735310.14295/remea.v34i3.7353REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 245-2621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7353/4903Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Luciana Simões RodriguesBomfim, Alexandre Maia do2018-03-22T21:49:51Zoai:periodicos.furg.br:article/7353Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:49:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
title Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
spellingShingle Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
Nunes, Luciana Simões Rodrigues
Educação Ambiental
Estética e Meio Ambiente
Estética Crítica
Ambientes Urbanos
Educação Ambiental Crítica
title_short Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
title_full Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
title_fullStr Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
title_full_unstemmed Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
title_sort Estética e Educação Ambiental: primeiras reflexões sobre cenários e imagens no processo de alienação da natureza
author Nunes, Luciana Simões Rodrigues
author_facet Nunes, Luciana Simões Rodrigues
Bomfim, Alexandre Maia do
author_role author
author2 Bomfim, Alexandre Maia do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Luciana Simões Rodrigues
Bomfim, Alexandre Maia do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Estética e Meio Ambiente
Estética Crítica
Ambientes Urbanos
Educação Ambiental Crítica
topic Educação Ambiental
Estética e Meio Ambiente
Estética Crítica
Ambientes Urbanos
Educação Ambiental Crítica
description O presente artigo apresenta uma reflexão que problematiza riscos ambientais, o individualismo crescente e a relação entre a construção de subjetividades e a estética hegemônica, de objetificação da natureza. Levantamos a importância em desenvolver a sensibilidade dos indivíduos, propondo uma estética crítica, voltada para a contemplação da realidade, contrapondo-se aos valores construídos pela sociedade de mercado. Os resultados da pesquisa correspondem primeiramente às concepções prévias dos alunos sobre meio ambiente e arte, bem como sua identificação com o meio. Apresentamos também, manifestações da interiorização de imagens associadas ao consumo, em contrapartida com figuras associadas a elementos naturais. Alcançamos aqui que existe um processo de alienação da natureza, evidenciado na estética que está em disputa e sob a qual se faz (e também se disputa) a Educação Ambiental. El presente artículo presenta una reflexión que problematiza riesgos ambientales, el individualismo creciente y la relación entre la construcción de subjetividades y la estética hegemónica, de objetivación de la naturaleza. Levantamos la importancia en desarrollar la sensibilidad de los individuos, proponiendo una estética crítica, volcada hacia la contemplación de la realidad, contraponiéndose a los valores construidos por la sociedad de mercado. Los resultados de la investigación corresponden principalmente a las concepciones previas de los alumnos sobre medio ambiente y arte, así como su identificación con el medio. También presentamos manifestaciones de la interiorización de imágenes asociadas al consumo, en contrapartida con figuras asociadas a elementos naturales. Alcanzamos aquí que existe un proceso de alienación de la naturaleza, evidenciado en la estética que está en disputa y bajo la cual se hace (y también se disputa) la Educación Ambiental. The present article presents a reflection that problematizes environmental risks, the increasing individualism and the relation between the construction of subjectivities and the hegemonic aesthetics, of objectification of nature. We raise the importance of developing the sensitivity of individuals, proposing a critical aesthetics, aimed at the contemplation of reality, in opposition to the values constructed by the market society. The results of the research correspond primarily to students' previous conceptions about environment and art, as well as their identification with the environment. We also present manifestations of the interiorization of images associated with consumption, in counterpart with figures associated with natural elements. We find here that there is a process of alienation of nature, evidenced in the aesthetics that is in dispute and under which the Environmental Education is made (and also contested).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7353
10.14295/remea.v34i3.7353
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7353
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i3.7353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7353/4903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 245-262
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786095403008