Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noguera de Echeverri, Ana Patricia
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563
Resumo: Orientadores: Guillermo Hoyos Vasquez, Newton Aquiles von Zuben
id UNICAMP-30_8753d04eaceb0a249af1839accf45dea
oai_identifier_str oai::123658
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidadeEducaçãoEstéticaMeio ambienteCivilização modernaOrientadores: Guillermo Hoyos Vasquez, Newton Aquiles von ZubenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EduacaçãoResumo: Educação estético-ambiental e fenomenologia : problemas filosóficos da Educação estético-ambiental na modernidade. Problema central.Influência do reducionismo cientificista na educação moderna a qual implicou numa concepção redutiva do mundo, visto somente como objeto de conhecimento racional, e do ser humano, visto só como sujeito racional. Este reducionismo influenciou uma concepção raciona lista da educação e da pedagogia e, a negação permanente na escola moderna de dois aspectos fundamentais: o mundo de vida e o corpo como lugares de relação e de construção cultural. Síntese.A reflexão fenomenológica e hermenêutica que se faz desta problemática, leva a autora desta tese, a construção de uma proposta teórico-metodológica de educação estético-ambiental a partir da compreensão da cultura como a natureza humana, do mundo de vida como o a prior i ambiental de toda forma cultural assim como, da crise da cultura moderna produzida pela cisão entre mundo de vida cotidiana e conhecimento racional e pela cisão entre ciência} moral e arte, para finalidades de domínio de uma racionalidade interessada e centrada em um sujeito histórico como é Europa. Esta compreensão expressa-se na experiência concreta do ensino da História da arte e da arquitetura europeus, especificamente modernos, experiência através da qual, se pode apreciar como é possível trabalhar de maneira integral, crítica, interdisciplinaria e de forma complexa uma série de conteúdos que tenham 'sentido e significado para os atores da relação pedagógica, A estetização destes conteúdos através de um processo complexo de sensibilização e a compreensão de seu contexto permitem compreender e interpretar a obra de arte não só desde a racionalidade mas principalmente desde uma vitalidade emotiva e afetiva que permitem uma apropriação da própria obraDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Zuben, Newton Aquiles von, 1942-Hoyos Vasquez, GuillermoVasquez, Guillermo HoyosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNoguera de Echeverri, Ana Patricia19971997-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf329f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563NOGUERA DE ECHEVERRI, Ana Patricia. Educação estetico-ambiental e fenomenologia: problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade. 1997. 329f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eduacação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/123658porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:42:20Zoai::123658Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:42:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
title Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
spellingShingle Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
Noguera de Echeverri, Ana Patricia
Educação
Estética
Meio ambiente
Civilização moderna
title_short Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
title_full Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
title_fullStr Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
title_full_unstemmed Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
title_sort Educação estetico-ambiental e fenomenologia : problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade
author Noguera de Echeverri, Ana Patricia
author_facet Noguera de Echeverri, Ana Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuben, Newton Aquiles von, 1942-
Hoyos Vasquez, Guillermo
Vasquez, Guillermo Hoyos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Noguera de Echeverri, Ana Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estética
Meio ambiente
Civilização moderna
topic Educação
Estética
Meio ambiente
Civilização moderna
description Orientadores: Guillermo Hoyos Vasquez, Newton Aquiles von Zuben
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-11-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563
NOGUERA DE ECHEVERRI, Ana Patricia. Educação estetico-ambiental e fenomenologia: problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade. 1997. 329f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eduacação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563
identifier_str_mv NOGUERA DE ECHEVERRI, Ana Patricia. Educação estetico-ambiental e fenomenologia: problemas filosoficos da educação estetico-ambiental na modernidade. 1997. 329f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eduacação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585563. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/123658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
329f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188805832343552