Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buczenko, Gerson Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Maria Arlete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar a presença da Educação Ambiental na Escola, com base nas observações realizadas no decorrer da atividade profissional como Docente do Ensino Médio, etapa final da educação básica, somadas às observações realizadas durante os Estágios obrigatórios do Curso de Pedagogia realizado entre os anos de 2016 e 2018, em instituições de ensino no município de Campo Largo. Os objetivos específicos foram relacionados da seguinte forma: analisar de forma preliminar o princípio da natureza como indutora do conhecimento; analisar o conceito de Educação Ambiental; analisar as políticas públicas existentes em relação à Educação Ambiental e sua relação com o ser humano; avaliar a presença ou abordagem da Educação Ambiental na escola, por meio das observações e contatos com os projetos políticos pedagógicos. The objective of this article is to analyze the presence of Environmental Education in the School, based on the observations made during the professional activity as Teachers of Secondary Education, final stage of basic education, added to the observations made during the Mandatory Stages of the Pedagogy Course conducted between 2016 and 2018, in educational institutions in the municipality of Campo Largo. The specific objectives were related in the following way: to analyze in a preliminary way the principle of the nature as inductive of the knowledge; analyze the concept of Environmental Education; analyze the existing public policies in relation to Environmental Education and its relationship with the human being; to evaluate the presence or approach of Environmental Education in the school, through observations and contacts with pedagogical political projects. El presente artículo tiene como objetivo general analizar la presencia de la Educación Ambiental en la Escuela, con base en las observaciones realizadas en el transcurso de la actividad profesional como Docente de la Enseñanza Media, etapa final de la educación básica, sumadas a las observaciones realizadas durante las Etapas obligatorias del Curso de Pedagogía realizado entre los años de 2016 y 2018, en instituciones de enseñanza en el municipio de Campo Largo. Los objetivos específicos se relacionaron de la siguiente manera: analizar de forma preliminar el principio de la naturaleza como inductora del conocimiento; analizar el concepto de Educación Ambiental; analizar las políticas públicas existentes en relación a la Educación Ambiental y su relación con el ser humano; evaluar la presencia o enfoque de la Educación Ambiental en la escuela, por medio de las observaciones y contactos con los proyectos políticos pedagógicos.
id FURG-9_74db119a6540f507f3da0a42c99bb1d7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8581
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimientoEducaçãoAmbientalNaturezaEscola.O presente artigo tem como objetivo geral analisar a presença da Educação Ambiental na Escola, com base nas observações realizadas no decorrer da atividade profissional como Docente do Ensino Médio, etapa final da educação básica, somadas às observações realizadas durante os Estágios obrigatórios do Curso de Pedagogia realizado entre os anos de 2016 e 2018, em instituições de ensino no município de Campo Largo. Os objetivos específicos foram relacionados da seguinte forma: analisar de forma preliminar o princípio da natureza como indutora do conhecimento; analisar o conceito de Educação Ambiental; analisar as políticas públicas existentes em relação à Educação Ambiental e sua relação com o ser humano; avaliar a presença ou abordagem da Educação Ambiental na escola, por meio das observações e contatos com os projetos políticos pedagógicos. The objective of this article is to analyze the presence of Environmental Education in the School, based on the observations made during the professional activity as Teachers of Secondary Education, final stage of basic education, added to the observations made during the Mandatory Stages of the Pedagogy Course conducted between 2016 and 2018, in educational institutions in the municipality of Campo Largo. The specific objectives were related in the following way: to analyze in a preliminary way the principle of the nature as inductive of the knowledge; analyze the concept of Environmental Education; analyze the existing public policies in relation to Environmental Education and its relationship with the human being; to evaluate the presence or approach of Environmental Education in the school, through observations and contacts with pedagogical political projects. El presente artículo tiene como objetivo general analizar la presencia de la Educación Ambiental en la Escuela, con base en las observaciones realizadas en el transcurso de la actividad profesional como Docente de la Enseñanza Media, etapa final de la educación básica, sumadas a las observaciones realizadas durante las Etapas obligatorias del Curso de Pedagogía realizado entre los años de 2016 y 2018, en instituciones de enseñanza en el municipio de Campo Largo. Los objetivos específicos se relacionaron de la siguiente manera: analizar de forma preliminar el principio de la naturaleza como inductora del conocimiento; analizar el concepto de Educación Ambiental; analizar las políticas públicas existentes en relación a la Educación Ambiental y su relación con el ser humano; evaluar la presencia o enfoque de la Educación Ambiental en la escuela, por medio de las observaciones y contactos con los proyectos políticos pedagógicos.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/858110.14295/remea.v0i1.8581REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 308-3221517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581/5519Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuczenko, Gerson LuizRosa, Maria Arlete2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8581Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
title Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
spellingShingle Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
Buczenko, Gerson Luiz
Educação
Ambiental
Natureza
Escola.
title_short Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
title_full Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
title_fullStr Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
title_full_unstemmed Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
title_sort Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
author Buczenko, Gerson Luiz
author_facet Buczenko, Gerson Luiz
Rosa, Maria Arlete
author_role author
author2 Rosa, Maria Arlete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buczenko, Gerson Luiz
Rosa, Maria Arlete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ambiental
Natureza
Escola.
topic Educação
Ambiental
Natureza
Escola.
description O presente artigo tem como objetivo geral analisar a presença da Educação Ambiental na Escola, com base nas observações realizadas no decorrer da atividade profissional como Docente do Ensino Médio, etapa final da educação básica, somadas às observações realizadas durante os Estágios obrigatórios do Curso de Pedagogia realizado entre os anos de 2016 e 2018, em instituições de ensino no município de Campo Largo. Os objetivos específicos foram relacionados da seguinte forma: analisar de forma preliminar o princípio da natureza como indutora do conhecimento; analisar o conceito de Educação Ambiental; analisar as políticas públicas existentes em relação à Educação Ambiental e sua relação com o ser humano; avaliar a presença ou abordagem da Educação Ambiental na escola, por meio das observações e contatos com os projetos políticos pedagógicos. The objective of this article is to analyze the presence of Environmental Education in the School, based on the observations made during the professional activity as Teachers of Secondary Education, final stage of basic education, added to the observations made during the Mandatory Stages of the Pedagogy Course conducted between 2016 and 2018, in educational institutions in the municipality of Campo Largo. The specific objectives were related in the following way: to analyze in a preliminary way the principle of the nature as inductive of the knowledge; analyze the concept of Environmental Education; analyze the existing public policies in relation to Environmental Education and its relationship with the human being; to evaluate the presence or approach of Environmental Education in the school, through observations and contacts with pedagogical political projects. El presente artículo tiene como objetivo general analizar la presencia de la Educación Ambiental en la Escuela, con base en las observaciones realizadas en el transcurso de la actividad profesional como Docente de la Enseñanza Media, etapa final de la educación básica, sumadas a las observaciones realizadas durante las Etapas obligatorias del Curso de Pedagogía realizado entre los años de 2016 y 2018, en instituciones de enseñanza en el municipio de Campo Largo. Los objetivos específicos se relacionaron de la siguiente manera: analizar de forma preliminar el principio de la naturaleza como inductora del conocimiento; analizar el concepto de Educación Ambiental; analizar las políticas públicas existentes en relación a la Educación Ambiental y su relación con el ser humano; evaluar la presencia o enfoque de la Educación Ambiental en la escuela, por medio de las observaciones y contactos con los proyectos políticos pedagógicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581
10.14295/remea.v0i1.8581
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581/5519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 308-322
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786670022656