Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral analisar a presença da Educação Ambiental na Escola, com base nas observações realizadas no decorrer da atividade profissional como Docente do Ensino Médio, etapa final da educação básica, somadas às observações realizadas durante os Estágios obrigatórios do Curso de Pedagogia realizado entre os anos de 2016 e 2018, em instituições de ensino no município de Campo Largo. Os objetivos específicos foram relacionados da seguinte forma: analisar de forma preliminar o princípio da natureza como indutora do conhecimento; analisar o conceito de Educação Ambiental; analisar as políticas públicas existentes em relação à Educação Ambiental e sua relação com o ser humano; avaliar a presença ou abordagem da Educação Ambiental na escola, por meio das observações e contatos com os projetos políticos pedagógicos. The objective of this article is to analyze the presence of Environmental Education in the School, based on the observations made during the professional activity as Teachers of Secondary Education, final stage of basic education, added to the observations made during the Mandatory Stages of the Pedagogy Course conducted between 2016 and 2018, in educational institutions in the municipality of Campo Largo. The specific objectives were related in the following way: to analyze in a preliminary way the principle of the nature as inductive of the knowledge; analyze the concept of Environmental Education; analyze the existing public policies in relation to Environmental Education and its relationship with the human being; to evaluate the presence or approach of Environmental Education in the school, through observations and contacts with pedagogical political projects. El presente artículo tiene como objetivo general analizar la presencia de la Educación Ambiental en la Escuela, con base en las observaciones realizadas en el transcurso de la actividad profesional como Docente de la Enseñanza Media, etapa final de la educación básica, sumadas a las observaciones realizadas durante las Etapas obligatorias del Curso de Pedagogía realizado entre los años de 2016 y 2018, en instituciones de enseñanza en el municipio de Campo Largo. Los objetivos específicos se relacionaron de la siguiente manera: analizar de forma preliminar el principio de la naturaleza como inductora del conocimiento; analizar el concepto de Educación Ambiental; analizar las políticas públicas existentes en relación a la Educación Ambiental y su relación con el ser humano; evaluar la presencia o enfoque de la Educación Ambiental en la escuela, por medio de las observaciones y contactos con los proyectos políticos pedagógicos. |
id |
FURG-9_74db119a6540f507f3da0a42c99bb1d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8581 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimientoEducaçãoAmbientalNaturezaEscola.O presente artigo tem como objetivo geral analisar a presença da Educação Ambiental na Escola, com base nas observações realizadas no decorrer da atividade profissional como Docente do Ensino Médio, etapa final da educação básica, somadas às observações realizadas durante os Estágios obrigatórios do Curso de Pedagogia realizado entre os anos de 2016 e 2018, em instituições de ensino no município de Campo Largo. Os objetivos específicos foram relacionados da seguinte forma: analisar de forma preliminar o princípio da natureza como indutora do conhecimento; analisar o conceito de Educação Ambiental; analisar as políticas públicas existentes em relação à Educação Ambiental e sua relação com o ser humano; avaliar a presença ou abordagem da Educação Ambiental na escola, por meio das observações e contatos com os projetos políticos pedagógicos. The objective of this article is to analyze the presence of Environmental Education in the School, based on the observations made during the professional activity as Teachers of Secondary Education, final stage of basic education, added to the observations made during the Mandatory Stages of the Pedagogy Course conducted between 2016 and 2018, in educational institutions in the municipality of Campo Largo. The specific objectives were related in the following way: to analyze in a preliminary way the principle of the nature as inductive of the knowledge; analyze the concept of Environmental Education; analyze the existing public policies in relation to Environmental Education and its relationship with the human being; to evaluate the presence or approach of Environmental Education in the school, through observations and contacts with pedagogical political projects. El presente artículo tiene como objetivo general analizar la presencia de la Educación Ambiental en la Escuela, con base en las observaciones realizadas en el transcurso de la actividad profesional como Docente de la Enseñanza Media, etapa final de la educación básica, sumadas a las observaciones realizadas durante las Etapas obligatorias del Curso de Pedagogía realizado entre los años de 2016 y 2018, en instituciones de enseñanza en el municipio de Campo Largo. Los objetivos específicos se relacionaron de la siguiente manera: analizar de forma preliminar el principio de la naturaleza como inductora del conocimiento; analizar el concepto de Educación Ambiental; analizar las políticas públicas existentes en relación a la Educación Ambiental y su relación con el ser humano; evaluar la presencia o enfoque de la Educación Ambiental en la escuela, por medio de las observaciones y contactos con los proyectos políticos pedagógicos.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/858110.14295/remea.v0i1.8581REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 308-3221517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581/5519Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuczenko, Gerson LuizRosa, Maria Arlete2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8581Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
title |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
spellingShingle |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento Buczenko, Gerson Luiz Educação Ambiental Natureza Escola. |
title_short |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
title_full |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
title_fullStr |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
title_sort |
Educação Ambiental na Escola e natureza: uma relação necessária para a produção do conhecimentoEnvironmental Education in the School and nature: a necessary relation for the production of knowledgeEducación Ambiental en la Escuela y naturaleza: una relación necesaria para la producción del conocimiento |
author |
Buczenko, Gerson Luiz |
author_facet |
Buczenko, Gerson Luiz Rosa, Maria Arlete |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Maria Arlete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buczenko, Gerson Luiz Rosa, Maria Arlete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Natureza Escola. |
topic |
Educação Ambiental Natureza Escola. |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral analisar a presença da Educação Ambiental na Escola, com base nas observações realizadas no decorrer da atividade profissional como Docente do Ensino Médio, etapa final da educação básica, somadas às observações realizadas durante os Estágios obrigatórios do Curso de Pedagogia realizado entre os anos de 2016 e 2018, em instituições de ensino no município de Campo Largo. Os objetivos específicos foram relacionados da seguinte forma: analisar de forma preliminar o princípio da natureza como indutora do conhecimento; analisar o conceito de Educação Ambiental; analisar as políticas públicas existentes em relação à Educação Ambiental e sua relação com o ser humano; avaliar a presença ou abordagem da Educação Ambiental na escola, por meio das observações e contatos com os projetos políticos pedagógicos. The objective of this article is to analyze the presence of Environmental Education in the School, based on the observations made during the professional activity as Teachers of Secondary Education, final stage of basic education, added to the observations made during the Mandatory Stages of the Pedagogy Course conducted between 2016 and 2018, in educational institutions in the municipality of Campo Largo. The specific objectives were related in the following way: to analyze in a preliminary way the principle of the nature as inductive of the knowledge; analyze the concept of Environmental Education; analyze the existing public policies in relation to Environmental Education and its relationship with the human being; to evaluate the presence or approach of Environmental Education in the school, through observations and contacts with pedagogical political projects. El presente artículo tiene como objetivo general analizar la presencia de la Educación Ambiental en la Escuela, con base en las observaciones realizadas en el transcurso de la actividad profesional como Docente de la Enseñanza Media, etapa final de la educación básica, sumadas a las observaciones realizadas durante las Etapas obligatorias del Curso de Pedagogía realizado entre los años de 2016 y 2018, en instituciones de enseñanza en el municipio de Campo Largo. Los objetivos específicos se relacionaron de la siguiente manera: analizar de forma preliminar el principio de la naturaleza como inductora del conocimiento; analizar el concepto de Educación Ambiental; analizar las políticas públicas existentes en relación a la Educación Ambiental y su relación con el ser humano; evaluar la presencia o enfoque de la Educación Ambiental en la escuela, por medio de las observaciones y contactos con los proyectos políticos pedagógicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581 10.14295/remea.v0i1.8581 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8581/5519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 308-322 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786670022656 |