AGENDA AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO FORMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Andréa de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Itatiane Morais Póvoas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3372
Resumo: Este trabalho teve como objetivo implementar a Agenda Ambiental no Centro de Ensino Médio - Liceu Maranhense, São Luís-MA, a fim de promover um novo modelo de relação homem-ambiente que vise formar cidadãos ambientalmente responsáveis, capazes de atuar como agentes multiplicadores das práticas ambientais no âmbito escolar. Foi adotada a metodologia conhecida por PPP (Planejamento, Processo e Produto), no período de novembro de 2008 a novembro de 2009. Na fase de Planejamento, houve aplicação de testes de sondagem e reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar. Na fase de Processo, foi realizado um diagnóstico socioambiental, realização de palestras, oficinas e vivências. A fase de Produto constou da instalação da Agenda Ambiental. Observou-se grande participação dos segmentos na busca de propor soluções e/ou correções para contribuir na resolução dos problemas inventariados. O desenvolvimento das atividades propostas foi importante porque levaram os indivíduos a perceberem suas responsabilidades e necessidades de ação imediata para a solução dos problemas ambientais encontrados. O levantamento do diagnóstico é de extrema importância para o professor, porque o ajuda a eleger os meios para traduzir os problemas em conteúdos a serem trabalhados em aulas ou projetos, e para o aluno, pois permite que ele relacione aquilo que é trabalhado na escola com sua experiência diária, conferindo-lhe um despertar de consciência para que se reconheça como agente transformador da realidade.
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