As ferramentas de geoprocessamentos como recurso didático e suas possíveis contribuições para a educação ambiental
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4446 |
Resumo: | Atualmente vivenciamos um período de crise ambiental. Devido ao desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da Revolução Industrial, notaram-se consequências que vieram a afetar diretamente o meio ambiente em escalas globais, tais qual a poluição geral, o desmatamento, a alteração de habitats e ecossistemas como um todo, a perda de biodiversidade, dentre outros fatores nocivos ao planeta. Em questão, estudiosos sugerem atitudes de controle urgente, principalmente através da conscientização sobre um desenvolvimento sustentável, ao passo que, a sala de aula apresenta-se como um nicho à introdução de novas ideias e propostas. Concluímos então, que a utilização de ferramentas como as tecnologias de Geoprocessamento são artifícios para o monitoramento, controle e incentivo a novas atitudes perante a necessidade de uma nova consciência e uso saudável do planeta em que vivemos, e desta forma apresentamos argumentos para a introdução destas ferramentas como recurso didático na Educação Ambiental. |
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Atualmente vivenciamos um período de crise ambiental. Devido ao desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da Revolução Industrial, notaram-se consequências que vieram a afetar diretamente o meio ambiente em escalas globais, tais qual a poluição geral, o desmatamento, a alteração de habitats e ecossistemas como um todo, a perda de biodiversidade, dentre outros fatores nocivos ao planeta. Em questão, estudiosos sugerem atitudes de controle urgente, principalmente através da conscientização sobre um desenvolvimento sustentável, ao passo que, a sala de aula apresenta-se como um nicho à introdução de novas ideias e propostas. Concluímos então, que a utilização de ferramentas como as tecnologias de Geoprocessamento são artifícios para o monitoramento, controle e incentivo a novas atitudes perante a necessidade de uma nova consciência e uso saudável do planeta em que vivemos, e desta forma apresentamos argumentos para a introdução destas ferramentas como recurso didático na Educação Ambiental. |
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