As ferramentas de geoprocessamentos como recurso didático e suas possíveis contribuições para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wrublack, Suzana Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Xavier, Andre Hipolito, Mercante, Erivelto, Vilas Boas, Marcio Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4446
Resumo: Atualmente vivenciamos um período de crise ambiental. Devido ao desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da Revolução Industrial, notaram-se consequências que vieram a afetar diretamente o meio ambiente em escalas globais, tais qual a poluição geral, o desmatamento, a alteração de habitats e ecossistemas como um todo, a perda de biodiversidade, dentre outros fatores nocivos ao planeta. Em questão, estudiosos sugerem atitudes de controle urgente, principalmente através da conscientização sobre um desenvolvimento sustentável, ao passo que, a sala de aula apresenta-se como um nicho à introdução de novas ideias e propostas. Concluímos então, que a utilização de ferramentas como as tecnologias de Geoprocessamento são artifícios para o monitoramento, controle e incentivo a novas atitudes perante a necessidade de uma nova consciência e uso saudável do planeta em que vivemos, e desta forma apresentamos argumentos para a introdução destas ferramentas como recurso didático na Educação Ambiental.
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