PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária. |
id |
FURG-9_7f2f889c90a7040fcb79c5211abe5634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3188 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADEPercepção ambientalEducação AmbientalUniversidade.Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária.Lepidus2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/318810.14295/remea.v27i0.3188REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188/1852Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alberto Dias Vieira daMendonça, Ana WaleyMarcomin, Fátima ElizabetiMazzuco, Kátia Teresinha MateusBecker, Randel Robson2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3188Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE Silva, Alberto Dias Vieira da Percepção ambiental Educação Ambiental Universidade. |
title_short |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_full |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_sort |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
author |
Silva, Alberto Dias Vieira da |
author_facet |
Silva, Alberto Dias Vieira da Mendonça, Ana Waley Marcomin, Fátima Elizabeti Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus Becker, Randel Robson |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Ana Waley Marcomin, Fátima Elizabeti Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus Becker, Randel Robson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alberto Dias Vieira da Mendonça, Ana Waley Marcomin, Fátima Elizabeti Mazzuco, Kátia Teresinha Mateus Becker, Randel Robson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental Educação Ambiental Universidade. |
topic |
Percepção ambiental Educação Ambiental Universidade. |
description |
Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma amostra de profissionais que nela atuam na busca de subsidiar programas de Educação Ambiental (EA). Pauta-se na pesquisa quali-quantitativa, elegendo a percepção ambiental como pano de fundo para identificação dos modos de perceber a questão ambiental e sinalização de possíveis estratégias a serem adotadas em processos interventivos na universidade. Dentre os resultados, destaca-se a representação de meio ambiente como natureza a ser preservada e apreciada, seguindo as concepções de Sauvé (1996). Dentre as principais preocupações e cuidados estão questões pertinentes à redução dos níveis de consumo de água, papel, energia e lixo. Os participantes, em sua maioria, consideram importante discutir a questão ambiental na universidade; afirmam que o contato com as questões ambientais emerge, preponderantemente, da influência de recursos midiáticos e indicam as palestras como principal estratégia interventiva educativa. Contudo, a ação na universidade requer um novo olhar para a conduta humana com vistas à sustentabilidade planetária. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188 10.14295/remea.v27i0.3188 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3188/1852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782862643200 |