Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcomin, Fátima Elizabeti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4646
Resumo: No Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado e em eventos da área de Educação Ambiental (EA), caminhamos discutindo e vivenciando estudos e pesquisas envolvendo a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e o emprego da imagética como recurso para a sensibilização ambiental. O trabalho representa uma reflexão sobre o uso de imagens do telescópio Hubble (NASA/ESA) como ferramenta para sensibilizar as pessoas acerca da problemática ambiental e da assimilação da dimensão corpórea humana como integrante da dimensão cósmica. A partir da captura das impressões de mestrandos e participantes de eventos da área da EA, discute-se o corpo como elemento da percepção e, esta última, sob a ótica fenomenológica, como o fundo onde todos os atos se manifestam. Incorpora a concepção de que integramos o cosmo e o sagrado e que essa existencialidade repercute sobre a responsabilidade humana em promover processos educativos que impulsionem essa integralidade e que favoreçam a formação de sociedades mais justas, equitativas e de fato sustentáveis.
id FURG-9_8b5310797a28a70393fdd4cbd7eeec13
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4646
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagéticapercepçãoimagéticaEducação Ambiental.No Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado e em eventos da área de Educação Ambiental (EA), caminhamos discutindo e vivenciando estudos e pesquisas envolvendo a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e o emprego da imagética como recurso para a sensibilização ambiental. O trabalho representa uma reflexão sobre o uso de imagens do telescópio Hubble (NASA/ESA) como ferramenta para sensibilizar as pessoas acerca da problemática ambiental e da assimilação da dimensão corpórea humana como integrante da dimensão cósmica. A partir da captura das impressões de mestrandos e participantes de eventos da área da EA, discute-se o corpo como elemento da percepção e, esta última, sob a ótica fenomenológica, como o fundo onde todos os atos se manifestam. Incorpora a concepção de que integramos o cosmo e o sagrado e que essa existencialidade repercute sobre a responsabilidade humana em promover processos educativos que impulsionem essa integralidade e que favoreçam a formação de sociedades mais justas, equitativas e de fato sustentáveis.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/464610.14295/remea.v31i2.4646REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 106-1261517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4646/3083Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcomin, Fátima Elizabeti2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4646Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
title Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
spellingShingle Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
Marcomin, Fátima Elizabeti
percepção
imagética
Educação Ambiental.
title_short Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
title_full Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
title_fullStr Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
title_full_unstemmed Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
title_sort Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética
author Marcomin, Fátima Elizabeti
author_facet Marcomin, Fátima Elizabeti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcomin, Fátima Elizabeti
dc.subject.por.fl_str_mv percepção
imagética
Educação Ambiental.
topic percepção
imagética
Educação Ambiental.
description No Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado e em eventos da área de Educação Ambiental (EA), caminhamos discutindo e vivenciando estudos e pesquisas envolvendo a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e o emprego da imagética como recurso para a sensibilização ambiental. O trabalho representa uma reflexão sobre o uso de imagens do telescópio Hubble (NASA/ESA) como ferramenta para sensibilizar as pessoas acerca da problemática ambiental e da assimilação da dimensão corpórea humana como integrante da dimensão cósmica. A partir da captura das impressões de mestrandos e participantes de eventos da área da EA, discute-se o corpo como elemento da percepção e, esta última, sob a ótica fenomenológica, como o fundo onde todos os atos se manifestam. Incorpora a concepção de que integramos o cosmo e o sagrado e que essa existencialidade repercute sobre a responsabilidade humana em promover processos educativos que impulsionem essa integralidade e que favoreçam a formação de sociedades mais justas, equitativas e de fato sustentáveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4646
10.14295/remea.v31i2.4646
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4646
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.4646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4646/3083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 106-126
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784492130304