EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Cleber Carvalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lemos, Reinaldo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952
Resumo: O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas.
id FURG-9_84d404a17b9709c0317f89ec57fe10f5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3952
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOSEducação AmbientalConscientizaçãoMeio Ambiente.O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/395210.14295/remea.v23i0.3952REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952/2348Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Cleber CarvalhoLemos, Reinaldo Martins2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3952Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
Santana, Cleber Carvalho
Educação Ambiental
Conscientização
Meio Ambiente.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
author Santana, Cleber Carvalho
author_facet Santana, Cleber Carvalho
Lemos, Reinaldo Martins
author_role author
author2 Lemos, Reinaldo Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Cleber Carvalho
Lemos, Reinaldo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Conscientização
Meio Ambiente.
topic Educação Ambiental
Conscientização
Meio Ambiente.
description O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952
10.14295/remea.v23i0.3952
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952/2348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783976230912