EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952 |
Resumo: | O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas. |
id |
FURG-9_84d404a17b9709c0317f89ec57fe10f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3952 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOSEducação AmbientalConscientizaçãoMeio Ambiente.O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/395210.14295/remea.v23i0.3952REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952/2348Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Cleber CarvalhoLemos, Reinaldo Martins2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3952Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS Santana, Cleber Carvalho Educação Ambiental Conscientização Meio Ambiente. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS |
author |
Santana, Cleber Carvalho |
author_facet |
Santana, Cleber Carvalho Lemos, Reinaldo Martins |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Reinaldo Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Cleber Carvalho Lemos, Reinaldo Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Conscientização Meio Ambiente. |
topic |
Educação Ambiental Conscientização Meio Ambiente. |
description |
O enfoque fragmentado dado aos temas relativos às questões ambientais nas escolas tem gerado conceitos confusos. O que podemos perceber são alunos decorando textos prontos para obtenção de notas. Desse modo, a aquisição do saber, necessária à transformação/construção de um sujeito cidadão consciente e crítico de sua realidade, fica comprometida. Assim evidenciamos uma visão restrita e simplista com idéia e valor mercantilistaexploratória. É fundamental que se tenha uma visão holística, buscando nortear o aprendizado de forma coerente, aliando consciência de valores de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais. Sem objetivos claros e metodologias específicas é inevitável a percepção distorcida e pouco prática que se tem da problemática que envolve o meio ambiente. Este trabalho esta voltada à necessidade de se construir subsídios sólidos para se ter uma racionalização na abordagem dos temas ambientais no contexto escolar. A partir dessa premissa foram aplicados questionários a professores e alunos visando uma reflexão sobre as dificuldades e os desafios para inserir e integrar a Educação Ambiental na rotina das escolas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952 10.14295/remea.v23i0.3952 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3952/2348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783976230912 |