RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Ribeiro da Silva, Camila
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, Gizela Aristides, de Carvalho, Vânia, Feijó de Andrade, Izabel Cristina, Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336
Resumo: O presente trabalho visa relatar o projeto das residentes do centro Universitário Municipal de São José- USJ. Bem com o propósito de destacar a importância de trabalhar a conscientização ambiental com as criançasdo 2º ano do ensino fundamental. Desta forma, foi importante propor praticas pedagógicas que os envolvessem de maneira prática nas atividades, investigando os conhecimentos prévios que eles trazem de casa, de maneira que foram sendo aprimorando a partir do que era apresentado para os mesmos. O tema Reciclagem Meio Ambiente no Ensino Fundamental teve como embasamento teórica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO (2015), Diretrizes Nacional Para Educação Brasileira- DCNEB (2015) e dentre outros autores que serão mencionados no decorrer deste trabalho. A metodologia se constitui numa pesquisa participativa, teve base fundamental as vivencias observadas em sala. Sendo assim, no decorrer deste trabalho será apontado de que maneira se constitui o projeto das residentes pedagógicas do USJ, com a turma do segundo, se deu em três etapas: observações, intervenções e formação.
id UNIPLAC_798eb74ffed612b52f1ceb1e918e8384
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/336
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTALReciclagem; Meio ambiente; Conscientização Ambiental.O presente trabalho visa relatar o projeto das residentes do centro Universitário Municipal de São José- USJ. Bem com o propósito de destacar a importância de trabalhar a conscientização ambiental com as criançasdo 2º ano do ensino fundamental. Desta forma, foi importante propor praticas pedagógicas que os envolvessem de maneira prática nas atividades, investigando os conhecimentos prévios que eles trazem de casa, de maneira que foram sendo aprimorando a partir do que era apresentado para os mesmos. O tema Reciclagem Meio Ambiente no Ensino Fundamental teve como embasamento teórica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO (2015), Diretrizes Nacional Para Educação Brasileira- DCNEB (2015) e dentre outros autores que serão mencionados no decorrer deste trabalho. A metodologia se constitui numa pesquisa participativa, teve base fundamental as vivencias observadas em sala. Sendo assim, no decorrer deste trabalho será apontado de que maneira se constitui o projeto das residentes pedagógicas do USJ, com a turma do segundo, se deu em três etapas: observações, intervenções e formação.Editora ICEPMachado Ribeiro da Silva, Camilados Santos, Gizela Aristidesde Carvalho, VâniaFeijó de Andrade, Izabel CristinaPereira Damásio Maurício, Wanderléa2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336/170info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T18:21:54Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/336Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-07-30T18:21:54Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Machado Ribeiro da Silva, Camila
Reciclagem; Meio ambiente; Conscientização Ambiental.
title_short RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Machado Ribeiro da Silva, Camila
author_facet Machado Ribeiro da Silva, Camila
dos Santos, Gizela Aristides
de Carvalho, Vânia
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
author_role author
author2 dos Santos, Gizela Aristides
de Carvalho, Vânia
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Ribeiro da Silva, Camila
dos Santos, Gizela Aristides
de Carvalho, Vânia
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Reciclagem; Meio ambiente; Conscientização Ambiental.
topic Reciclagem; Meio ambiente; Conscientização Ambiental.
description O presente trabalho visa relatar o projeto das residentes do centro Universitário Municipal de São José- USJ. Bem com o propósito de destacar a importância de trabalhar a conscientização ambiental com as criançasdo 2º ano do ensino fundamental. Desta forma, foi importante propor praticas pedagógicas que os envolvessem de maneira prática nas atividades, investigando os conhecimentos prévios que eles trazem de casa, de maneira que foram sendo aprimorando a partir do que era apresentado para os mesmos. O tema Reciclagem Meio Ambiente no Ensino Fundamental teve como embasamento teórica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO (2015), Diretrizes Nacional Para Educação Brasileira- DCNEB (2015) e dentre outros autores que serão mencionados no decorrer deste trabalho. A metodologia se constitui numa pesquisa participativa, teve base fundamental as vivencias observadas em sala. Sendo assim, no decorrer deste trabalho será apontado de que maneira se constitui o projeto das residentes pedagógicas do USJ, com a turma do segundo, se deu em três etapas: observações, intervenções e formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336/170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699438899200