A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896 |
Resumo: | Este artigo revisita o tema do “saber de experiência feito” a partir do debate teórico entre ciência e senso comum. Assume o pressuposto de que o conhecimento científico é tributário do saber popular e que, por isso, na formação escolar construímos superações, não rupturas com esse saber originário de nossa experiência social. A perspectiva freireana é posta em diálogo com uma sociologia da vida cotidiana, nos termos de Martins. Os argumentos apresentados estão situados em uma investigação sociológica e pedagógica “artesanal”, na qual o cotidiano é tomado como referência para o entendimento dos processos educativos que (per)passam os espaços formais de ensino. Assim, valorizar e “partir” do conhecimento da experiência não significa “ficar” nele, uma vez que dicotomizar teoria e prática apenas reforça estereótipos e preconceitos. |
id |
FURG-9_8518e7a3c85e87fb7043725b453e40a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6896 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire“Saber de experiência feito”CiênciaPaulo FreireEste artigo revisita o tema do “saber de experiência feito” a partir do debate teórico entre ciência e senso comum. Assume o pressuposto de que o conhecimento científico é tributário do saber popular e que, por isso, na formação escolar construímos superações, não rupturas com esse saber originário de nossa experiência social. A perspectiva freireana é posta em diálogo com uma sociologia da vida cotidiana, nos termos de Martins. Os argumentos apresentados estão situados em uma investigação sociológica e pedagógica “artesanal”, na qual o cotidiano é tomado como referência para o entendimento dos processos educativos que (per)passam os espaços formais de ensino. Assim, valorizar e “partir” do conhecimento da experiência não significa “ficar” nele, uma vez que dicotomizar teoria e prática apenas reforça estereótipos e preconceitos.Lepidus2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/689610.14295/remea.v0i0.6896REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 112-1251517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896/4519Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Thiago Ingrassia2018-03-20T23:56:19Zoai:periodicos.furg.br:article/6896Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T23:56:19Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
title |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
spellingShingle |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire Pereira, Thiago Ingrassia “Saber de experiência feito” Ciência Paulo Freire |
title_short |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
title_full |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
title_fullStr |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
title_sort |
A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire |
author |
Pereira, Thiago Ingrassia |
author_facet |
Pereira, Thiago Ingrassia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Thiago Ingrassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
“Saber de experiência feito” Ciência Paulo Freire |
topic |
“Saber de experiência feito” Ciência Paulo Freire |
description |
Este artigo revisita o tema do “saber de experiência feito” a partir do debate teórico entre ciência e senso comum. Assume o pressuposto de que o conhecimento científico é tributário do saber popular e que, por isso, na formação escolar construímos superações, não rupturas com esse saber originário de nossa experiência social. A perspectiva freireana é posta em diálogo com uma sociologia da vida cotidiana, nos termos de Martins. Os argumentos apresentados estão situados em uma investigação sociológica e pedagógica “artesanal”, na qual o cotidiano é tomado como referência para o entendimento dos processos educativos que (per)passam os espaços formais de ensino. Assim, valorizar e “partir” do conhecimento da experiência não significa “ficar” nele, uma vez que dicotomizar teoria e prática apenas reforça estereótipos e preconceitos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896 10.14295/remea.v0i0.6896 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.6896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896/4519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 112-125 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785536512000 |