Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8934 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos relacionados à natureza, à cultura e à educação na comunidade Capão do Berto, localizada no município mineiro de Jaboticatubas. Através da observação participante e de entrevistas narrativas, analisamos aspectos que demostram como os saberes tradicionais, que subsistem na comunidade amparados pela cultura oral e pela dupla experiência-sentido, contribuem para o uso equilibrado dos bens naturais e, consequentemente, para a conservação ambiental. Pelas trilhas de saberes e memórias, acompanhamos reflexões sobre a biodiversidade, a percepção ambiental e a cosmovisão que move a estreita relação que os moradores têm com o ambiente do cerrado através de um misto de tradição, crença e consciência ambiental. |
id |
FURG-9_89e14c65014dfe7a721fc2fd2a4b6c49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8934 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerradoEducaçãoSaberes tradicionaisAmbiente e Cultura.Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos relacionados à natureza, à cultura e à educação na comunidade Capão do Berto, localizada no município mineiro de Jaboticatubas. Através da observação participante e de entrevistas narrativas, analisamos aspectos que demostram como os saberes tradicionais, que subsistem na comunidade amparados pela cultura oral e pela dupla experiência-sentido, contribuem para o uso equilibrado dos bens naturais e, consequentemente, para a conservação ambiental. Pelas trilhas de saberes e memórias, acompanhamos reflexões sobre a biodiversidade, a percepção ambiental e a cosmovisão que move a estreita relação que os moradores têm com o ambiente do cerrado através de um misto de tradição, crença e consciência ambiental.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/893410.14295/remea.v36i2.8934REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 105-1261517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8934/5914Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Vilaça Amaral, Kele ConceiçãoCunha Pádua, Karla2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8934Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
title |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
spellingShingle |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado Alves Vilaça Amaral, Kele Conceição Educação Saberes tradicionais Ambiente e Cultura. |
title_short |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
title_full |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
title_fullStr |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
title_full_unstemmed |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
title_sort |
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado |
author |
Alves Vilaça Amaral, Kele Conceição |
author_facet |
Alves Vilaça Amaral, Kele Conceição Cunha Pádua, Karla |
author_role |
author |
author2 |
Cunha Pádua, Karla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Vilaça Amaral, Kele Conceição Cunha Pádua, Karla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Saberes tradicionais Ambiente e Cultura. |
topic |
Educação Saberes tradicionais Ambiente e Cultura. |
description |
Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos relacionados à natureza, à cultura e à educação na comunidade Capão do Berto, localizada no município mineiro de Jaboticatubas. Através da observação participante e de entrevistas narrativas, analisamos aspectos que demostram como os saberes tradicionais, que subsistem na comunidade amparados pela cultura oral e pela dupla experiência-sentido, contribuem para o uso equilibrado dos bens naturais e, consequentemente, para a conservação ambiental. Pelas trilhas de saberes e memórias, acompanhamos reflexões sobre a biodiversidade, a percepção ambiental e a cosmovisão que move a estreita relação que os moradores têm com o ambiente do cerrado através de um misto de tradição, crença e consciência ambiental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8934 10.14295/remea.v36i2.8934 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8934 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.8934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8934/5914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 105-126 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786795851776 |