Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Manuella Teixeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Raposo, Elinete Oliveira, Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243
Resumo: O texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino.
id FURG-9_8a388781322b8d638ef0651db4394698
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11243
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientaisO texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1124310.14295/remea.v37i3.11243REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 241-2621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243/7709Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Manuella TeixeiraRaposo, Elinete OliveiraFreitas, Nadia Magalhães da Silva2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/11243Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
title Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
spellingShingle Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
Santos, Manuella Teixeira
title_short Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
title_full Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
title_fullStr Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
title_full_unstemmed Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
title_sort Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
author Santos, Manuella Teixeira
author_facet Santos, Manuella Teixeira
Raposo, Elinete Oliveira
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Raposo, Elinete Oliveira
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Manuella Teixeira
Raposo, Elinete Oliveira
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
description O texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243
10.14295/remea.v37i3.11243
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i3.11243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243/7709
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 241-262
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787332722688