Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243 |
Resumo: | O texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino. |
id |
FURG-9_8a388781322b8d638ef0651db4394698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11243 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientaisO texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1124310.14295/remea.v37i3.11243REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 241-2621517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243/7709Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Manuella TeixeiraRaposo, Elinete OliveiraFreitas, Nadia Magalhães da Silva2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/11243Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
title |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
spellingShingle |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais Santos, Manuella Teixeira |
title_short |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
title_full |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
title_fullStr |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
title_full_unstemmed |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
title_sort |
Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
author |
Santos, Manuella Teixeira |
author_facet |
Santos, Manuella Teixeira Raposo, Elinete Oliveira Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Elinete Oliveira Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Manuella Teixeira Raposo, Elinete Oliveira Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
description |
O texto apresenta os resultados de pesquisa que buscou responder à pergunta: que contribuições à formação de professores as mediações fotográficas trazem para a compreensão de questões socioambientais na premissa de uma educação pela cidade? Exploramos a cidade de Belém, em um City Tour pedagógico, mediante registros fotográficos de suas paisagens e elaboração de textos críticos, na leitura destes registros. As leituras das fotografias permitiram a apreensão de “várias cidades”: (1) a cidade negligenciada; (2) a cidade das contradições; (3) a cidade que necessita pensar mais na natureza e (4) a cidade que revela singularidades, evoca memórias e se insere na contemporaneidade”. De um olhar desatento, um olhar sem ver, os professores passaram a perceber a cidade como espaço de confronto com a realidade, na apreensão das questões socioambientais, interrogando este estado de coisas, e permitindo sua concreta inserção no cenário citadino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243 10.14295/remea.v37i3.11243 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i3.11243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11243/7709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 241-262 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787332722688 |