No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Thiago Ranniery Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ravanello, Letícia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11337
Resumo: Este artigo percorre a seguinte questão de investigação: o que a aprendizagem se torna quando se está produzindo imagens em práticas pedagógicas na escola? Ao mobilizar ideias-força da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e da perspectiva da cultura visual, explora as conexões e reverberações mútuas entre produção de imagens e aprendizagem no ensino de Arte. Para tanto, a cartografia foi com um trabalho de investigação filosófica associada a experiência de uma das autoras com produção de fotografias com jovens no Ensino Médio. O argumento principal defende deslocamento da imagem como representação e propõe a imagem como máquina do pensar. Apostamos, assim, que aprendizagem e pensamento se imbricam nas sensações e adotamos a postura de tratar a imagem como máquina do pensar através da pele. Aprender, portanto, é proporcionar ao corpo sentir a alteridade com e das imagens. Palavras-chave: Imagem, Cultura Visual, Aprendizagem.
id FURG-9_8df8fa44408c06d336aec1bf8ddf41aa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11337
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visualImagemCultura VisualAprendizagem.Este artigo percorre a seguinte questão de investigação: o que a aprendizagem se torna quando se está produzindo imagens em práticas pedagógicas na escola? Ao mobilizar ideias-força da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e da perspectiva da cultura visual, explora as conexões e reverberações mútuas entre produção de imagens e aprendizagem no ensino de Arte. Para tanto, a cartografia foi com um trabalho de investigação filosófica associada a experiência de uma das autoras com produção de fotografias com jovens no Ensino Médio. O argumento principal defende deslocamento da imagem como representação e propõe a imagem como máquina do pensar. Apostamos, assim, que aprendizagem e pensamento se imbricam nas sensações e adotamos a postura de tratar a imagem como máquina do pensar através da pele. Aprender, portanto, é proporcionar ao corpo sentir a alteridade com e das imagens. Palavras-chave: Imagem, Cultura Visual, Aprendizagem.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCartografiaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1133710.14295/remea.v0i0.11337REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 528-5461517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11337/7515Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Thiago Ranniery MoreiraRavanello, Letícia da Silva2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11337Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
title No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
spellingShingle No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
de Oliveira, Thiago Ranniery Moreira
Imagem
Cultura Visual
Aprendizagem.
title_short No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
title_full No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
title_fullStr No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
title_full_unstemmed No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
title_sort No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual
author de Oliveira, Thiago Ranniery Moreira
author_facet de Oliveira, Thiago Ranniery Moreira
Ravanello, Letícia da Silva
author_role author
author2 Ravanello, Letícia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Thiago Ranniery Moreira
Ravanello, Letícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Cultura Visual
Aprendizagem.
topic Imagem
Cultura Visual
Aprendizagem.
description Este artigo percorre a seguinte questão de investigação: o que a aprendizagem se torna quando se está produzindo imagens em práticas pedagógicas na escola? Ao mobilizar ideias-força da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e da perspectiva da cultura visual, explora as conexões e reverberações mútuas entre produção de imagens e aprendizagem no ensino de Arte. Para tanto, a cartografia foi com um trabalho de investigação filosófica associada a experiência de uma das autoras com produção de fotografias com jovens no Ensino Médio. O argumento principal defende deslocamento da imagem como representação e propõe a imagem como máquina do pensar. Apostamos, assim, que aprendizagem e pensamento se imbricam nas sensações e adotamos a postura de tratar a imagem como máquina do pensar através da pele. Aprender, portanto, é proporcionar ao corpo sentir a alteridade com e das imagens. Palavras-chave: Imagem, Cultura Visual, Aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Cartografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11337
10.14295/remea.v0i0.11337
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11337
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.11337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11337/7515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 528-546
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787404025856