Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Suzana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maria Marly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370
Resumo: Esse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica.
id FURG-9_90c39c4cbf881a09e9bad0109e7ec3d6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5370
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic educationSequência Didática InterativaCaso simulado CTSAquecimento globalEsse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo empírico; Sequência didática interativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/537010.14295/remea.v33i1.5370REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 345-3641517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370/3614Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, SuzanaOliveira, Maria Marly2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5370Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
title Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
spellingShingle Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
Medeiros, Suzana
Sequência Didática Interativa
Caso simulado CTS
Aquecimento global
title_short Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
title_full Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
title_fullStr Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
title_full_unstemmed Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
title_sort Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
author Medeiros, Suzana
author_facet Medeiros, Suzana
Oliveira, Maria Marly
author_role author
author2 Oliveira, Maria Marly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Suzana
Oliveira, Maria Marly
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática Interativa
Caso simulado CTS
Aquecimento global
topic Sequência Didática Interativa
Caso simulado CTS
Aquecimento global
description Esse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo empírico; Sequência didática interativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370
10.14295/remea.v33i1.5370
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i1.5370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370/3614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 345-364
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784977620992