Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370 |
Resumo: | Esse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica. |
id |
FURG-9_90c39c4cbf881a09e9bad0109e7ec3d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5370 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic educationSequência Didática InterativaCaso simulado CTSAquecimento globalEsse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo empírico; Sequência didática interativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/537010.14295/remea.v33i1.5370REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 345-3641517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370/3614Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, SuzanaOliveira, Maria Marly2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5370Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
title |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
spellingShingle |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education Medeiros, Suzana Sequência Didática Interativa Caso simulado CTS Aquecimento global |
title_short |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
title_full |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
title_fullStr |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
title_full_unstemmed |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
title_sort |
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básicaSequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education |
author |
Medeiros, Suzana |
author_facet |
Medeiros, Suzana Oliveira, Maria Marly |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Marly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Suzana Oliveira, Maria Marly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Interativa Caso simulado CTS Aquecimento global |
topic |
Sequência Didática Interativa Caso simulado CTS Aquecimento global |
description |
Esse estudo tem como principal objetivo oferecer subsídios quanto a possibilidade de trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de um caso simulado CTS, através da ferramenta Sequência Didática Interativa (SDI) proposta por Oliveira (2013). Nesse estudo, essa metodologia foi vivenciada junto a quinze professores em serviço, ingressos de uma especialização em ensino de ciências, através de um caso simulado CTS sobre a temática aquecimento global, com o intuito de verificar a possibilidade de inseri-la no contexto de sala de aula. Diante dos resultados obtidos, verificamos que existe ampla aceitação do caso simulado CTS, com sugestões para adaptações aos diferentes contextos escolares. Essa experiência facilitou uma reflexão aprofundada, quanto a viabilidade de trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental no contexto da Educação Básica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo empírico; Sequência didática interativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370 10.14295/remea.v33i1.5370 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i1.5370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5370/3614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 345-364 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784977620992 |